quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Novo sensor na orelha mede açúcar no sangue e envia dados para tablet





Foi descoberta uma nova tecnologia na área da saúde. 
Trata-se do projeto GlucoWise que foi desenvolvido numa startup no Reino Unido, por um grupo de investigadores que descobriu uma nova forma das pessoas com diabetes medirem o açúcar no sangue. É um dispositivo que através de pequenos sensores instalados na orelha, transmite os dados para um smartphone ou tablet.
O responsável, Quenton Fivelmen afirma também que é possível enviar os resultados das medições para um sistema de cloud, em que o médico poderá ter acesso.

“O dispositivo GlucoWise é de pequenas dimensões, não invasivo, e mede os níveis de açúcar a partir de sensores que podem estar no lóbulo da orelha, na mão, entre os dedos polegar e indicador, ou no pé, explicou Quinton Fivelman.”

O responsável pelo projeto GlucoWise afirma que se encontram neste momento à procura de financiamento para conseguir produzir um protótipo mais pequeno e desta forma entrar no mercado, esperando assim entrar no mercado "dentro de poucos anos".

O projeto que foi desenvolvido é um dos quatro finalistas no concurso Building Global Innovators, que já conta com a quarta edição, uma iniciativa do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, que tem a colaboração do programa MIT Portugal e da Caixa Capital.
O BGI oferece apoio até um milhão de euros distribuídos pelas startups, até que os produtos sejam comercializados e desenvolvidos.
Além deste projeto que se encontra em concurso, outros projetos já receberam 100 mil euros cada, como a Watgrid, na área das cidades inteligentes, a Cucco, na área da web, e a MeshApp, do sector de produtos e serviços de consumo.


Fonte
Lusa/SOL
http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=99607 

Eliana Raposo, nº29502


Sem comentários: