As exportações da indústria portuguesa de calçado cresceram 8% em 2013 para passarem a barreira dos 1,7 mil milhões de euros e confirmarem as previsões que apontavam para um ano recorde no sector.
No balanço do ano, a APICCAPS, associação dos industriais do calçado, sublinha que as vendas ao exterior cresceram 28% desde 2010, com o preço médio por par de sapato a situar-se, agora, nos 23,45 euros, o segundo mais alto do mundo, atrás de Itália.
Com as exportações a crescerem a um ritmo superior ao das importações, o contributo da fileira para a balança comercial em 2013 foi de 1,3 mil milhões de euros.
Neste desempenho pesou a capacidade das empresas nacionais venderem os seus sapatos em 132 países.
Na análise dos diferentes subsectores, a APICCAPS destaca o crescimento de 2% nas exportações de componentes, nos 45 milhões de euros, enquanto os artigos de pele viram as vendas no exterior crescer 39%, para os 113 milhões. Os curtumes exportaram mais de 88 milhões de euros.
A indústria portuguesa de calçado soma 1.696 empresas e 41.295 postos de trabalho.
http://expresso.sapo.pt/exportacoes-de-calcado-crescem-8=f855406
Comentário: O sector do calçado em Portugal está, mais uma vez, a dar provas de que é uma indústria que está bem viva, apesar das dificuldades que as empresas portuguesas atravessam na atualidade. Como conseguiram o sucesso? A resposta a esta pergunta é bem clara e por de trás dela, está a aposta feita no desenvolvimento e inovação dos seus produtos bem como a imagem que o calçado "Made in Portugal" possui no exterior do país, como sendo produtos caros (o segundo país com o preço médio mais alto do mundo), mas de grande qualidade e que se diferenciam dos restantes. Um sector que comercializa cada vez mais calçado para as grandes potências económicas mundiais como é o caso dos Estados Unidos, Alemanha, China, entre outros,devido ao facto de ser nesses países onde existia uma grande possibilidade de crescerem e a um bom ritmo.
Apesar de estar a crescer, esse crescimento deve-se ao aumento das exportações realizadas pelas 1700 empresas de calçado que existem em Portugal. Um ponto a criticar é, se as empresas tem crescido porque vendem para fora do país, porque não apostar mais na divulgação do nosso próprio calçado em Portugal para que também os portugueses ajudem este sector a crescer e desta forma dar mais valor ao que cá é produzido?
Nuno Barbosa nº28468
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