Muitas possibilidades antes
indisponíveis se tornaram subitamente executáveis após as muitas transformações
decorridas da revolução digital. Análises sociais antes produzidas através dos
imprecisos questionários, puderam rapidamente alcançar um grau de precisão
muito maior. Com isso, uma variedade imensa de ideias e novos produtos
surgiram. Alguns empreendedores se valeram da nova ordem mundial para criar
novos modelos de negócio, um deles é Jeff Bezos, fundador da empresa de
comércio eletrônico Amazon.
Bezos listou alguns produtos com
maior potencial de venda na internet e encontrou no livro digital, o chamado
e-book, a fonte para uma mudança avassaladora na forma como nos relacionamos
com o comercio eletrônico. Todavia, não bastou a nova forma de vender produtos
para tornar a Amazon o que ela é hoje. Foi preciso um excelente planejamento e
execução de marketing digital, atendendo a pontos que vai desde a análise de dados
a elaboração do plano de usabilidade do site de vendas.
Cada passo dado pela Amazon é
cuidadosamente elaborado. E alguns pilares de sua estrutura podem ser
considerados fundamentais no modelo de negócios da empresa, entre os quais:
Análise e uso inteligente de dados
A Amazon consegue estabelecer,
com elevado grau de precisão, uma lista dos produtos que estamos interessados,
baseando-se na análise do nosso comportamento de compra e navegação na web.
Portabilidade
Os conteúdos dos livros da Amazon
podem ser acessados no seu e-reader kindle, em aplicativos para Androide ou no
próprio PC através de uma aplicação kindle. As pessoas podem por exemplo
começar a leitura em um e continua-la em outro dispositivo.
Usabilidade
Um famoso escritor de
usabilidade, Steve Krug, dedica boa parte de seu livro “Don’t make me think” a
usabilidade do site da empresa. Para ele, o site é genialmente elaborado, pois
permite uma grande facilidade na busca pela compra.
Preocupação com o marketing tradicional
A Amazon não apenas utiliza
ferramentas de web marketing como também obedece muitos princípios do marketing
tradicional, mostrando grande preocupação com a escolha de seu nome, entre
outros elementos da constituição de identidade.
A utilização desses, dentre
outros pilares cria um fenômeno interessante, típico da era digital: A busca da
empresa pelo cliente, sem a necessidade do apelo direto pela companhia. Não
vemos propaganda da Amazon pelas ruas nem na TV. Com exceção dos anúncios
digitais direcionados e sabiamente elaborados, o fenômeno Amazon criou um
mecanismo de vendas, onde o consumidor migra diretamente para ele, mostrando
como a utilização de elementos do marketing digital pode contribuir na
construção de um império do meio digital.
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