quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Jovens portugueses (também) abandonam redes sociais

Jovens portugueses (também) abandonam redes sociaisMais de um em cada quatro utilizadores de redes sociais referem ter deixado de usar alguma rede social nos últimos 12 meses. Este é um dos resultados do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, realizado pelo Grupo Marktest. Este número sobe, no entanto, para 31% entre os jovens dos 15 aos 24 anos, grupo demográfico que se mostra mais aberto à mudança.

Entre os motivos para o abandono, a falta de interesse é o mais assinalado, referido por 29% dos que mudaram de rede no último ano. O ter passado a usar outra rede ou os amigos terem migrado para outra rede foram também motivos apontados.
O estudo da Marktest revela ainda que 95% dos utilizadores de redes sociais têm conta no facebook e que o smartphone é o segundo equipamento mais utilizado no acesso.
“Os Portugueses e as Redes Sociais” aprofunda também a relação que os internautas estabelecem com as marcas e as empresas presentes nestas plataformas e procura conhecer os hábitos dos utilizadores das redes sociais como os sites que conhecem e mais utilizam, as funcionalidades que mais valorizam e o tempo que lhes dedicam.
Para a realização do estudo foram seleccionados indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais. Foram realizadas 820 entrevistas, numa amostra estratificada por região Marktest, de acordo com as variáveis género e idade, entre 26 de Setembro e 7 de Outubro.
 
 
 
 
 
 
 
Opinião:
 
    Este estudo refere as causas do abandono de algumas redes sociais e mostra que a faixa etária mais jovem é a que está a aderir de forma mais ativa a esta modalidade isto poderá justificar-se tanto pela facilidade que este grupo tem em aderir ou adaptar-se a novas redes sociais como pela falta de interesse nas mesmas.
 
    No entanto para ultrapassar esta nova tendência algumas empresas como as das telecomunicações possuem aplicações que permitem uma maior facilidade de acesso às redes sociais, e assim permitir e incutir a curiosidade de experimentação nesses equipamentos.  
 
 
 
Ricardo Cabral, nº 26521
 
 
 
 
 
 

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