quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Marketing e as Redes Sociais

Estamos na era das novas tecnologias. Século XX, “baby boom”; século XXI, “technological boom”.
Nunca foi tão fácil expor uma ideia, um produto, uma oferta, um talento, ou o que é que seja ao público. A internet é a “gateway” para o mundo, o que liga tudo e todos. Queres que as pessoas saibam alguma coisa? Vai à internet. Queres vender alguma coisa? Internet. Queres ser famoso? Acho que  já sabem a resposta.

Nestes últimos anos, o que ganhou maior destaque foram as redes sociais. Palavras como Facebook, Youtube, ou Twitter estão sempre na ponta da língua, no pensamento e no dia-a-dia das pessoas. Na minha opinião, o Facebook, por exemplo, pode ser comparado com uma maçaneta. Um vídeo musical, por exemplo, é um vírus, a pessoa que o viu e o vai publicar é o portador do tal vírus, e o facebook é a maçaneta. O portador do vírus deixa o na maçaneta e quem vem a seguir para abrir a porta é “infectado”. Depois disso, vem mais 5 pessoas, mais 10, 50, 100 pessoas... quando se dá conta há uma epidemia. Daí o conceito “vídeo viral”. Aonde está o marketing? Bem, quem utiliza as redes sociais tem meio caminho andado; o marketing faz se por si próprio. É claro que nem tudo se torna viral, há que haver algum impacto. O que interessa é que fique na memória, que crie emoções, que seja tema de conversa.

Acho que, pelo menos quem utilize redes sociais, conheça quem é Miley Cyrus, uma personagem um pouco controversa(lamber marretas e tal...). As reações das pessoas sobre ela, quer seja positivo, quer seja negativo, já é propaganda, e nós somos quem a fazemos.


E claro, há quem se aproveite da popularidade dos outros.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=Y53cFmYEacA



Não existe outro sítio em que se aproveite melhor a exposição de alguma coisa ao público( sim, o público, que só  por acaso, também são consumidores)do que a internet. O público tem cada vez mais conhecimento e acesso a filmes, música, jogos...etc. através da internet; e as redes sociais, como o Youtube, é a melhor via para os promover.


Vou acabar com uma história verídica, que me foi contada recentemente, de como a utilização das (só mais uma vez) REDES SOCIAIS, podem ser a arma secreta de um empresário. Um dono de uma loja de bebidas nos Estados Unidos da América tinha um cliente frequente, mas não tinha conhecimento da identidade deste cliente. Como o cliente pagava normalmente com o seu cartão de multibanco, o dono da loja utilizou o NIF e deu início a uma pequena investigação no seu computador pessoal. Conseguiu, através do NIF,  obter o nome e outros dados do cliente, e acedeu à página do tal cliente no facebook. No entanto, o dono da loja obteve informações como o clube desportivo que o cliente apoiava e gostos musicais. Finalmente, o dono da loja preparou um cabaz personalizado ao gosto do cliente e surpreendeu o quando ele voltou a entrar na loja.

Em suma, o marketing, tal como as novas tecnologias, entrou numa nova era. É preciso que os marketers de hoje em dia comecem a inovar e a pensarem em novas maneiras de como conseguir satisfazer os consumidores, tal e qual como o dono da loja de bebidas o fez.
 
Jason Silva a30459

Sem comentários: