sábado, 15 de março de 2014

Tendências do Marketing Digital para 2014

Neste ano de 2014, como não poderia deixar de ser, são inevitáveis os estudos e análises que nos levam que pretendem dar indicações sobre os caminhos a seguir pelos diversos canais digitais.



Sendo assim, após um estudo feito pela AdAge, conclui-se que está a ocorrer um aumento no investimento no marketing digital, confirmado por cerca de 80% dos inquiridos:




Content Marketing

Com os algoritmos a darem maior importância aos conteúdos, à sua relevância, beneficio e originalidade, esta será uma aposta continua dos gestores de marketing. O estudo da AdAge menciona um possível aumento do investimento na produção de conteúdos, por cerca de 75% dos marketeers. O que reforça a importância dos conteúdos é o desenvolvimento de Apps de procura, bookmarking de temas, como Flipboard ou Pulse, que facilitam a divulgação de artigos, infografias, reviews, estimulando a sua criação.



Geração de Leads em Social Media
Um estudo da HubSpot, refere que as redes sociais são responsáveis por praticamente o dobro de leads e contactos potenciais, quando comparado com o desempenho de outros canais, como o telemarketing ou, nalguns casos, do PPC ou email. Além disso, o bom retorno em termos de leads pode ser conseguido com valores médios de CPL mais baixos que noutros canais. Dado isto, este canal não se deve por de parte: investimento mais reduzido, melhor custo por lead, facilidade de difusão de conteúdos e mais uma alavanca de tráfego para o site.


Search Engine Optimization
Apesar das muitas alterações nos algoritmos, na classificação de sites, o SEO continua a ser uma peça importante na estratégia de marketing digital. Com perto de 33% do tráfego em pesquisa orgânica a ser recolhido pelos sites nos primeiros lugares das páginas de resultados (segundo estudo da Search Engine Watch), o esforço continua claramente a ser importante, nunca perdendo a atenção nos concorrentes e nas boas praticas feitas no sector.




Search Engine Advertising
Um clássico do marketing digital, só o Google AdWords deverá ter atingido um volume de 14,4 biliões de dólares em 2013. Esta tendência deverá permanecer, associada ao desenvolvimento do content marketing, como forma de atrair visitas aos sites e como fonte de leads de qualidade.



Mobile Marketing
Continuando a crescer, registado nos últimos anos, o canal mobile manterá o seu peso e importância, ajudado por algumas novidades, como a maior facilidade de análise do comportamento de utilizadores de dispositivos móveis, que permitirá ajustar estratégias em função de resultados.



Voltando a 2013, que factos marcaram o ano?
Mais de 90% dos canais B2B e B2C recorreram já ao content marketing. Os gestores de marketing utilizaram em média 12 tácticas diferentes, num mix que incluiu social media, blogging, infografias, blogs, etc. Registou-se, pelo menos nos Estados Unidos, um aumento considerável de utilizadores em plataformas diferentes, usando tanto o desktop, como dispositivos móveis.



Por fim, daqui a um ano, a história repetir-se-á e novo balanço do ano e previsões serão feitas. 

Fonte: marketingtecnologico.com

Inês Costa nº28797

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