Já não é a primeira vez que os Açores surgem reconhecidos como destino turístico ao nível internacional. Foi eleito em 2011/2012 para o Top 10 dos melhores destinos a visitar peloNational Geographic, com direito a destaque no Sunday Telegraph como um dos 10 principais locais do mundo para a observação de Cetáceos, o Turismo dos Açores é agora premiado pela “Melhor Campanha Publicitária do Ano”, no The Travel Marketing Awards, com a campanha de posicionamento intitulada “Today We…”, direcionada para o mercado do Reino Unido, em 2013. Uma campanha que se destinou à imprensa, outdoors e meios digitais, com grande foco nos sites dos principais jornais ingleses, com o The Guardian, por exemplo, a apresentar um microsite de promoção à região.
A Associação de Turismo dos Açores, cujo orçamento de promoção ronda os 14 milhões de euros, procura comunicar uma oferta segmentada nas 9 ilhas, contando com apoios públicos e privados. Nos últimos anos tem sido feito um trabalho de reposicionamento, levando os Açores a serem percecionados como um destino ativo de experiências, abandonando uma imagem tradicional de lugar contemplativo.
Uma nova visão que conta com o empenho dos operadores locais para requalificar e ajustar os serviços a uma procura mais sofisticada dos mercados externos, com o objetivo de vencer também o desafio da sazonalidade, que passa por atrair grandes eventos nacionais e internacionais, e por identificar e potenciar outros motivos de interesse singulares. Exemplo disso, é o caso do Grupo BENSAUDE, que investiu recentemente na renovação do Hotel Terra Nostra, inserido no Parque Terra Nostra. Um dos mais belos jardins da Europa, que o Grupo tem vindo a enriquecer com variedades botânicas, tendo sido reconhecido como “Jardim de Camélias de Excelência” atribuído pela International Camellia Society, criando um potencial produto turístico, para os amantes deste tipo de natureza.
A região tem na companhia aérea SATA, um dos maiores embaixadores, a marca, reconhecida em 2011/2012 como a 3ª Melhor Companhia Aérea Regional da Europa pela Associação Europeia de Companhias Aéreas Regionais, há mais de 65 anos que leva o nome dos Açores ao mundo e traz o mundo aos Açores. O Grupo constituído por 5 empresas, que desenvolvem atividades ligadas ao transporte aéreo de passageiros e carga, está alinhado na sua estratégia de internacionalização com os mercados mais importantes para emissão de turistas para a região. A América do Norte, com os EUA e Canadá, representam os principais mercados e em 2014 têm um reforço das ligações, diárias para Boston, e 6 semanais para Toronto. Na Europa a marca quer aumentar as frequências nas várias cidades onde já aterra e abrir novas rotas em outros aeroportos de França e Espanha. Atualmente voa para 34 destinos regulares e liga mais de 80 destinos no Atlântico Norte, com voos entre continentes, arquipélagos e ilhas. A marca quer continuar a ser um exemplo da capacidade de adaptação dos Açores a um mundo competitivo e global, aposta na inovação e afirma estar na vanguarda de uma utilização inteligente das tecnologias de informação.
Para ver o vídeo completo, clicar no seguinte link:http://videos.sapo.pt/JSihbUCbzMNbeI0myzgQ
Ângela Fernandes.
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