As redes sociais são cada vez
mais vistas como uma forma de contactar com os consumidores e é mesmo
considerada uma ferramenta de interação essencial nos dias de hoje. Permitem
obter um feedback mais imediato, obtém-se bases de dados de informações de
clientes, etc. São inúmeros os benefícios que se associam a esta nova forma de
comunicação ou mesmo distribuição, nalguns casos.
1. Google Analytics
1. Google Analytics
Permite medir o sucesso das redes
sociais, através de gráficos de utilização do site. Desta forma, é possível
concluir quais os tipos de conteúdos mais atrativos, quais aqueles que
interessam mais ao público, etc. Permite também realizar o tipo de atividades
que os consumidores fazem da rede social. Com a informação obtida através desta
ferramenta, conseguem-se delinear estratégias, por forma a melhorar a
performance da empresa. Depois de definidas estratégias e aplicadas, obtêm-se
resultados, que devem ser analisados.
Esta ferramenta, embora consiga
obter informação de várias redes sociais, aquela que permite informação mais
detalhada e a mais relevante para informação estatística é o Google+.
Preço: Grátis
2. TweetDeck
Esta ferramenta permite obter
informações estatísticas associadas a uma conta twitter. O utilizador desta
ferramenta pode personalizar a informação que pretende obter. Tem a desvantagem
de se associar apenas a esta rede social, limitando a informação.
Preço: Grátis
3. HootSuite
Esta ferramenta permite obter
informações, em simultâneo de inúmeras redes sociais (Foursquare, Google+,
Twiiter, LinkedIn, Facebook). A plataforma permite a gestão de
respostas/informações diferentes, para fãs ou apenas seguidores.
Com a gestão simultânea das
diversas redes sociais, as empresas conseguem uma redução de custos e tempo.
Pelo que embora existam diferenças em termos de preço para outras ferramentas,
esta é de igual forma sustentável e ainda é benéfica, nos parâmetros já
referidos.
A esta ferramenta estão
associadas empresas como a Pepsico, Sony Music, Seagate, etc.
Preço: Os preços diferem de acordo com a categoria de cliente:
Free – Cliente individual
Pro- Profissionais
Enterprise- Organizações
Free – Cliente individual
Pro- Profissionais
Enterprise- Organizações
4. Sprout Social
Permite gerir também várias redes
sociais de forma simultânea. Foca-se nas secções: Home, Mensagens, Feeds de
notícias, publicações, etc.
Esta plataforma auxilia na
avaliação de potenciais clientes ou na desclassificação de clientes. Permite
agendar actualizações.
Ainda não permite gerir qualquer
tipo de rede social, estando confinado apenas a algumas. No entanto, é uma
ferramenta que se encontra em contínua evolução.
Preço: mais elevado que o HootSuite
$39/mês – Gestão de 10 perfis, monitorização em tempo real da marca, etc.
$39/mês – Gestão de 10 perfis, monitorização em tempo real da marca, etc.
$59/mês – Gestão até 10 perfis, integração do HelpDesk e Google
Analytics, etc.
$997mês – Gestão de 50 perfis, Otimização do tempo do ViralPost, etc.
5. Crowdbooster
Foco no Twitter e no Facebook.
Otimização de redes sociais para focar a informação que importa, apenas. É
possível agendar as publicações e permite controlar os seguidores, assim como
definir e diferenciar seguidores influentes. A ferramenta auxilia na
dinamização das redes sociais da empresa.
Preço:
9$ /Mês - 1 página no Facebook e um Twitter
9$ /Mês - 1 página no Facebook e um Twitter
49$ /Mês - 10 contas em redes sociais
119$ /Mês - 30 contas em redes sociais
6.Twitter Showdown
Permite comparar duas contas de
Twiiter, numa perspetiva one-to-one. Esta ferramenta pode auxiliar as empresas
a comparar-se com os seus concorrentes e até efetuar uma espécie de
benchmarking.
A ferramenta permite também
comparar fã-fã. Neste sentido, tanto é possível ajudar a empresa a nível
organizacional, como também deste modo, se consegue fazer uma avaliação de
clientes.
Preço: Grátis
7. Edgerank
Esta ferramenta ajuda as empresas
a entenderem como cada seguidor de uma rede social interage com cada
publicação/post, atribuindo-lhes uma pontuação (EdgeRank). Através desta
informação, a empresa consegue de forma mais eficaz construir os posts futuros.
Os posts também são monitorizados em tempo real.
Preço:
Grátis - pontuação EdgeRank- informação através da construção de gráficos;
15$ -página/mês- análise em tempo real, postar notas e recomendações, analisar feedback negativo.
Grátis - pontuação EdgeRank- informação através da construção de gráficos;
15$ -página/mês- análise em tempo real, postar notas e recomendações, analisar feedback negativo.
8. Buffer
Ferramenta simples e eficaz para
a partilha de conteúdo através do Facebook, Twitter, LinkedIn e Goodle+. É útil
para empresas que não têm tempo para ter uma presença contínua nas redes
sociais, mas que gostam de tê-la, no entanto.
Podem programar-se mensagens em
massa, numa linha do tempo. A ferramenta oferece também extensões em Chrome,
Firefox e Safari, que torna a partilha mais fácil.
Preço:
Grátis: 2 perfis e 10 atualizações em fila para cada um
10$ /Mês - Atualizações ilimitadas, com a possibilidade de ter associados até 12 perfis
Grátis: 2 perfis e 10 atualizações em fila para cada um
10$ /Mês - Atualizações ilimitadas, com a possibilidade de ter associados até 12 perfis
É uma ferramenta específica para
o Twitter. Fornece insights para análise de clientes, segmentação, etc. Ajuda a
manter o controlo sobre os concorrentes. Funciona melhor através da criação de
sinergias com ferramentas como o Buffer ou o HootSuite, que auxiliam com a
agenda de posts, assim como a criação de posts, em si. Assim, com a junção de
ferramentas, consegue-se avaliar o cliente e criar posts de acordo com o tipo
de cliente. Deste modo, a rede social (como deve ser sempre, já que existe uma interação
com o cliente e a empresa), foca o seu conteúdo para aquilo que o consumidor se
interessa, através do conhecimento do cliente.
Esta ferramenta está mais focada
na construção de relatórios para comerciantes.
Preço:
Grátis durante 15 dias;
13.95$ /Mês - Até 20.000 contatos sociais em cinco contas de Twitter;
39$ /Mês - Até 50.000 contatos sociais em 15 contas de Twitter;
149$ /Mês - Até 200.000 contatos sociais em 40 contas de Twitter;
Mais de 200000 contactos sociais ainda em avaliação.
Grátis durante 15 dias;
13.95$ /Mês - Até 20.000 contatos sociais em cinco contas de Twitter;
39$ /Mês - Até 50.000 contatos sociais em 15 contas de Twitter;
149$ /Mês - Até 200.000 contatos sociais em 40 contas de Twitter;
Mais de 200000 contactos sociais ainda em avaliação.
Indicado para empresas que visam
expandir o negócio através da utilização de redes sociais.
Permite controlar respostas a
posts, tags e pessoas. A ferramenta permite efetuar um resumo diário da
atividade diária nas redes sociais. Este resumo diário, com informação diária
de longo prazo, permite avaliar a atividade nessas plataformas.
É possível, também acompanhar
notícias de cada vez que o cliente da ferramenta- empresa ou indivíduo- é
mencionado na web, de acordo com o contacto da empresa com as redes sociais.
Preço:
1$ nos 30 primeiros dias - uso ilimitado
10$/mês depois dessa data- 30 dias (gestão de 5 contas- cada conta adicional custa 3$/mês cada)
1$ nos 30 primeiros dias - uso ilimitado
10$/mês depois dessa data- 30 dias (gestão de 5 contas- cada conta adicional custa 3$/mês cada)
Antigo Pinreach. Monitoriza a
informação na Pinterest- empresa, produtos, concorrentes. Deste modo, a empresa
que se associe a esta ferramenta, consegue avaliar perspetivas de crescimento.
É possível interligar o Google
Analytics como forma de análise de rentabilidade.
Preços:
Grátis - perfil limitado;
Grátis - perfil limitado;
29$ /Mês
- Arquivo de informações até 90 dias. Informações de 2 concorrentes;
99$ /Mês - Arquivo de informações durante 1 ano. Informações de 5 concorrentes;
Para empresas-preços personalizados- informação ilimitada.
99$ /Mês - Arquivo de informações durante 1 ano. Informações de 5 concorrentes;
Para empresas-preços personalizados- informação ilimitada.
Ferramenta de pesquisa e análise de
redes sociais em tempo real. Encontra conteúdo gerado pelo utilizador através
da Internet para qualquer empresa, produto ou termo de pesquisa.
Através disto, a ferramenta
permite obter resultados relevantes e deve estar numa lista de ferramentas a
utilizar para um Gestor de redes sociais.
Preço: Grátis
Software de marketing social. Ajuda
as empresas a compreender o mercado, aumentar a base de dados social e conduzir
o negócio. Permite a criação de uma plataforma integrada que orienta campanhas direcionadas
por segmento.
Publica conteúdo mas permite
também criar redes de trabalho personalizadas para cada segmento de clientes.
Deste modo, garante-se que todos os clientes e fãs estão a ser geridos.
Preço: Demo
O objetivo da ferramenta é
construir relacionamentos com os seguidores online. Ajuda a definir conteúdo a
adicionar à plataforma, por forma a adicionar valor à estratégia de marketing
da empresa.
Esta ferramenta está
essencialmente virada para o marketing social B2B, focando-se portanto, num
tipo de negócio específico.
Pode ser integrado noutras
ferramentas. Esta integração permite a interligação entre as ações nas redes
sociais com o impacto destas no marketing e nas vendas da empresa.
Preço:
200$ /mês - Ideal para marketing de pequenas organizações;
600$ /mês - Poderosos recursos para os comerciantes experientes;
1100$/mês – Programa completo para utilizadores especializados e equipas de marketing grandes.
http://argylesocial.com/
200$ /mês - Ideal para marketing de pequenas organizações;
600$ /mês - Poderosos recursos para os comerciantes experientes;
1100$/mês – Programa completo para utilizadores especializados e equipas de marketing grandes.
http://argylesocial.com/
Os preços e o foco de atividade de cada ferramenta variam. O
ideal para as empresas é reduzir custos. Mas a redução de custos, nem sempre
permite o tratamento de informação eficaz.
As ferramentas não funcionam de forma individual. Apenas as
mais complexas. Na maioria das vezes, a criação de sinergias no uso de
ferramentas é a decisão e o processo mais eficaz.
A empresa deve avaliar as suas necessidades, avaliar o seu
mercado, o tipo de negócio (B2b, B2C), avaliar as redes sociais em que devem
estar presentes e em quais querem, etc. São inúmeros os fatores a ponderar.
Deve avaliar também as suas estratégias de crescimento.
Inúmeras decisões devem ser tomadas em conta na opção por uma ou várias
ferramentas.
Estas mostram-se, no entanto, cada vez mais necessárias, uma
vez que o conteúdo online deve ser permanentemente atualizado, na medida em que
as plataformas sociais são, e serão cada vez mais canais de comunicação
essenciais. E todas as empresas devem olhar para o mercado deste modo. Até
porque estudos e noticias, têm falado por si…
Fonte: http://www.entrepreneur.com/article/231851
Fonte: http://www.entrepreneur.com/article/231851
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