sábado, 1 de março de 2014

14 Ferramentas que auxiliam a gestão de redes sociais


As redes sociais são cada vez mais vistas como uma forma de contactar com os consumidores e é mesmo considerada uma ferramenta de interação essencial nos dias de hoje. Permitem obter um feedback mais imediato, obtém-se bases de dados de informações de clientes, etc. São inúmeros os benefícios que se associam a esta nova forma de comunicação ou mesmo distribuição, nalguns casos.
 1.  Google Analytics



Permite medir o sucesso das redes sociais, através de gráficos de utilização do site. Desta forma, é possível concluir quais os tipos de conteúdos mais atrativos, quais aqueles que interessam mais ao público, etc. Permite também realizar o tipo de atividades que os consumidores fazem da rede social. Com a informação obtida através desta ferramenta, conseguem-se delinear estratégias, por forma a melhorar a performance da empresa. Depois de definidas estratégias e aplicadas, obtêm-se resultados, que devem ser analisados.
Esta ferramenta, embora consiga obter informação de várias redes sociais, aquela que permite informação mais detalhada e a mais relevante para informação estatística é o Google+.

Preço: Grátis


2. TweetDeck

Esta ferramenta permite obter informações estatísticas associadas a uma conta twitter. O utilizador desta ferramenta pode personalizar a informação que pretende obter. Tem a desvantagem de se associar apenas a esta rede social, limitando a informação.

Preço: Grátis


3. HootSuite



Esta ferramenta permite obter informações, em simultâneo de inúmeras redes sociais (Foursquare, Google+, Twiiter, LinkedIn, Facebook). A plataforma permite a gestão de respostas/informações diferentes, para fãs ou apenas seguidores.
Com a gestão simultânea das diversas redes sociais, as empresas conseguem uma redução de custos e tempo. Pelo que embora existam diferenças em termos de preço para outras ferramentas, esta é de igual forma sustentável e ainda é benéfica, nos parâmetros já referidos.
A esta ferramenta estão associadas empresas como a Pepsico, Sony Music, Seagate, etc.

Preço: Os preços diferem de acordo com a categoria de cliente:
Free – Cliente individual
 Pro- Profissionais
Enterprise- Organizações


4. Sprout Social


Permite gerir também várias redes sociais de forma simultânea. Foca-se nas secções: Home, Mensagens, Feeds de notícias, publicações, etc.
Esta plataforma auxilia na avaliação de potenciais clientes ou na desclassificação de clientes. Permite agendar actualizações.
Ainda não permite gerir qualquer tipo de rede social, estando confinado apenas a algumas. No entanto, é uma ferramenta que se encontra em contínua evolução.

Preço: mais elevado que o HootSuite

$39/mês – Gestão de 10 perfis, monitorização em tempo real da marca, etc.
$59/mês – Gestão até 10 perfis, integração do HelpDesk e Google Analytics, etc.
$997mês – Gestão de 50 perfis, Otimização do tempo do ViralPost, etc.


5. Crowdbooster

Foco no Twitter e no Facebook. Otimização de redes sociais para focar a informação que importa, apenas. É possível agendar as publicações e permite controlar os seguidores, assim como definir e diferenciar seguidores influentes. A ferramenta auxilia na dinamização das redes sociais da empresa.

Preço:
9$ /Mês - 1 página no Facebook e um Twitter
49$ /Mês - 10 contas em redes sociais
119$ /Mês - 30 contas em redes sociais


6.Twitter Showdown



Permite comparar duas contas de Twiiter, numa perspetiva one-to-one. Esta ferramenta pode auxiliar as empresas a comparar-se com os seus concorrentes e até efetuar uma espécie de benchmarking.
A ferramenta permite também comparar fã-fã. Neste sentido, tanto é possível ajudar a empresa a nível organizacional, como também deste modo, se consegue fazer uma avaliação de clientes.

Preço: Grátis

     7. Edgerank  

      Esta ferramenta ajuda as empresas a entenderem como cada seguidor de uma rede social interage com cada publicação/post, atribuindo-lhes uma pontuação (EdgeRank). Através desta informação, a empresa consegue de forma mais eficaz construir os posts futuros. Os posts também são monitorizados em tempo real. 
       Preço:
         Grátis - pontuação EdgeRank- informação através da construção de gráficos;
              15$ -página/mês- análise em tempo real, postar notas e recomendações, analisar feedback negativo.

 8.  Buffer

Ferramenta simples e eficaz para a partilha de conteúdo através do Facebook, Twitter, LinkedIn e Goodle+. É útil para empresas que não têm tempo para ter uma presença contínua nas redes sociais, mas que gostam de tê-la, no entanto.
Podem programar-se mensagens em massa, numa linha do tempo. A ferramenta oferece também extensões em Chrome, Firefox e Safari, que torna a partilha mais fácil.

Preço:
Grátis: 2 perfis e 10 atualizações em fila para cada um
10$ /Mês - Atualizações ilimitadas, com a possibilidade de ter associados até 12 perfis


 9. Social Bro



É uma ferramenta específica para o Twitter. Fornece insights para análise de clientes, segmentação, etc. Ajuda a manter o controlo sobre os concorrentes. Funciona melhor através da criação de sinergias com ferramentas como o Buffer ou o HootSuite, que auxiliam com a agenda de posts, assim como a criação de posts, em si. Assim, com a junção de ferramentas, consegue-se avaliar o cliente e criar posts de acordo com o tipo de cliente. Deste modo, a rede social (como deve ser sempre, já que existe uma interação com o cliente e a empresa), foca o seu conteúdo para aquilo que o consumidor se interessa, através do conhecimento do cliente.
Esta ferramenta está mais focada na construção de relatórios para comerciantes.
Preço:
  Grátis durante 15 dias;
13.95$ /Mês - Até 20.000 contatos sociais em cinco contas de Twitter;
39$ /Mês - Até 50.000 contatos sociais em 15 contas de Twitter;
149$ /Mês - Até 200.000 contatos sociais em 40 contas de Twitter;
Mais de 200000 contactos sociais ainda em avaliação.


    10.   Postling

Indicado para empresas que visam expandir o negócio através da utilização de redes sociais.
Permite controlar respostas a posts, tags e pessoas. A ferramenta permite efetuar um resumo diário da atividade diária nas redes sociais. Este resumo diário, com informação diária de longo prazo, permite avaliar a atividade nessas plataformas.
É possível, também acompanhar notícias de cada vez que o cliente da ferramenta- empresa ou indivíduo- é mencionado na web, de acordo com o contacto da empresa com as redes sociais.
Preço:
1$ nos 30 primeiros dias - uso ilimitado
10$/mês depois dessa data- 30 dias (gestão de 5 contas- cada conta adicional custa 3$/mês cada)

    11.   TailWind

Antigo Pinreach. Monitoriza a informação na Pinterest- empresa, produtos, concorrentes. Deste modo, a empresa que se associe a esta ferramenta, consegue avaliar perspetivas de crescimento.
É possível interligar o Google Analytics como forma de análise de rentabilidade.
Preços:
Grátis - perfil limitado;
29$ /Mês - Arquivo de informações até 90 dias. Informações de 2 concorrentes;
99$ /Mês - Arquivo de informações durante 1 ano. Informações de 5 concorrentes;
Para empresas-preços personalizados- informação ilimitada.


    12.   Social Mention

Ferramenta de pesquisa e análise de redes sociais em tempo real. Encontra conteúdo gerado pelo utilizador através da Internet para qualquer empresa, produto ou termo de pesquisa.
Através disto, a ferramenta permite obter resultados relevantes e deve estar numa lista de ferramentas a utilizar para um Gestor de redes sociais.

Preço: Grátis


    13.   Shoutlet


Software de marketing social. Ajuda as empresas a compreender o mercado, aumentar a base de dados social e conduzir o negócio. Permite a criação de uma plataforma integrada que orienta campanhas direcionadas por segmento.
Publica conteúdo mas permite também criar redes de trabalho personalizadas para cada segmento de clientes. Deste modo, garante-se que todos os clientes e fãs estão a ser geridos.

Preço: Demo


   14.   Argyle Social

O objetivo da ferramenta é construir relacionamentos com os seguidores online. Ajuda a definir conteúdo a adicionar à plataforma, por forma a adicionar valor à estratégia de marketing da empresa.
Esta ferramenta está essencialmente virada para o marketing social B2B, focando-se portanto, num tipo de negócio específico.
Pode ser integrado noutras ferramentas. Esta integração permite a interligação entre as ações nas redes sociais com o impacto destas no marketing e nas vendas da empresa.

Preço:
 200$ /mês - Ideal para marketing de pequenas organizações;
 600$ /mês - Poderosos recursos para os comerciantes experientes;
 1100$/mês – Programa completo para utilizadores especializados e equipas de marketing grandes.

http://argylesocial.com/



Os preços e o foco de atividade de cada ferramenta variam. O ideal para as empresas é reduzir custos. Mas a redução de custos, nem sempre permite o tratamento de informação eficaz.
As ferramentas não funcionam de forma individual. Apenas as mais complexas. Na maioria das vezes, a criação de sinergias no uso de ferramentas é a decisão e o processo mais eficaz.
A empresa deve avaliar as suas necessidades, avaliar o seu mercado, o tipo de negócio (B2b, B2C), avaliar as redes sociais em que devem estar presentes e em quais querem, etc. São inúmeros os fatores a ponderar.
Deve avaliar também as suas estratégias de crescimento. Inúmeras decisões devem ser tomadas em conta na opção por uma ou várias ferramentas.
Estas mostram-se, no entanto, cada vez mais necessárias, uma vez que o conteúdo online deve ser permanentemente atualizado, na medida em que as plataformas sociais são, e serão cada vez mais canais de comunicação essenciais. E todas as empresas devem olhar para o mercado deste modo. Até porque estudos e noticias, têm falado por si…


Fonte: http://www.entrepreneur.com/article/231851



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