Os conteúdos não
pagos publicados pelas marcas no Facebook têm impactado menos pessoas, à
medida que a rede social procura dar destaque a outro tipo de conteúdos
que possam ser mais interessantes para os seus 757 milhões de
utilizadores activos diários.
Este é um dos resultados de um estudo da
Social@Ogilvy que resulta da análise a um total de 160 páginas de
Facebook de marcas globais. O mesmo estudo conclui que o alcance médio
dos posts orgânicos das marcas caiu de 12,1% em Outubro de 2013 para
6,2% em Fevereiro deste ano. A tendência de quebra tem sido mais
evidente desde finais de 2012.
O estudo revela ainda que em 23 páginas
analisadas com mais de 500 mil “likes”, o alcance médio dos posts
orgânicos foi de 2,1% em Fevereiro deste ano, contra 4% em Outubro de
2013.
De acordo com um engenheiro do Facebook,
citado pela AdAge, a menor exposição das marcas na rede social deve-se
ao aumento do fluxo de conteúdos no mural dos utilizadores. Um estudo
interno da empresa liderada por Mark Zuckerberg revela que cada vez que
um utilizador acede à sua conta de Facebook, existem cerca de 1500
conteúdos elegíveis (isto é, que podem aparecer no seu mural). Destes,
cerca de 300 são escolhidos automaticamente pelos algoritmos da rede
social para aparecer, o que significa que cerca de 80% dos posts
elegíveis acabam por “desaparecer” no mural do utilizador.
Recorde-se que recentemente o Facebook introduziu algumas alterações aos seus algoritmos com o objectivo de dar mais destaque a notícias,
em detrimento de outros conteúdos que não têm tanto interesse para os
utilizadores. De acordo com a rede social, a maioria das pessoas prefere
ver artigos de elevada qualidade sobre acontecimentos actuais, as suas
equipas desportivas favoritas ou interesses partilhados do que conhecer
os mais recentes memes (conteúdos que se tornam virais na internet).
In Marketeer
Jorge Lourenço Raposo nº31068
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