segunda-feira, 3 de março de 2014

Apple invade os automóveis.

Apple confirmou nesta segunda-feira,durante o Salão de Genebra. o seu primeiro software específico para automóveis, o CarPlay,um novo sistema que permitirá aos condutores aceder a várias funcionalidades do iPhone através de comandos de voz ou toque. O programa será incorporado em modelos seleccionados das marcas Ferrari, Mercedes-Benz, Honda, Hyundai, Jaguar e Volvo ainda em 2014.
Vários fabricantes automóveis já disponibilizam o acesso a smartphones através de tecnologia bluetooth. Contudo, o novo produto da Apple tem como objectivo integrar funcionalidades do iPhone com o próprio painel de instrumentos e sistema de som do automóvel, tendo desenvolvido parcerias com um leque alargado de marcas como as marcas BMW, Ford, General Motors, Kia, Mitsubishi, Nissan, Peugeot Citroën, Subaru, Suzuki e Toyota para ter o novo sistema integrado nos seus carros - ainda sem data definida.

A nova tecnologia permitirá atender e desligar chamadas, abrir o sistema de navegação Maps, ouvir música e aceder a mensagens. Os utilizadores poderão manipular o CarPlay directamente através do painel de instrumentos nativo do automóvel ou activar o sistema de comandos de voz Siri através de um botão central no volante dos automóveis compatíveis.

“Assim que o iPhone estiver ligado ao veículo através do CarPlay, a Siri ajuda-o a aceder aos seus contactos, fazer telefonemas, devolver chamadas perdidas ou ouvir o voicemail”, explica a Apple em nota de imprensa, acrescentando que a Siri também poderá “ler as mensagens do condutor, escrever as respostas por si ditadas ou simplesmente fazer uma chamada”. O CarPlay permitirá ainda o acesso a aplicações de música, como o Spotify ou o iHeartRadio, entre outras.
O CarPlay passará a estar disponível nos modelos iPhone 5, 5C e 5S através de uma actualização ao sistema operativo iOS 7. Para além da Ferrari, Mercedes-Benz e Volvo, irá funcionar em modelos seleccionados das fabricantes BMW, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Kia, Mitsubishi, Nissan, PSA Peugeot Citroën, Subaru, Suzuki e Toyota.
Veja aqui a apresentação da Volvo sobre o novo sistema

Sem comentários: