quarta-feira, 19 de março de 2014

Aprovados cursos superiores de dois anos em politécnicos

Entram em vigor as regras para cursos superiores de dois anos que vão funcionar nos politécnicos. Governo estima que 35 mil alunos concluam estes cursos nos próximos anos.


Apesar da oposição dos politécnicos os novos cursos Técnicos Superiores Profissionais estão a partir de hoje prontos para arrancarem em Setembro. Os cursos que foram desenhados pelo Ministério da Educação durante o último ano - e que estão previstos na Lei desde o Processo de Bolonha mas que não tinham sido criados.
Os cursos são para maiores de 18 anos que tenham o 12.º ano ou a quem falte terminar apenas uma disciplina, que poderão acumular com a formação.

Estes cursos Técnicos Superiores Profissionais são uma nova oferta de formação que vai arrancar a partir de Setembro, com uma componente prática e profissional mais forte. Ou seja, os alunos têm um estágio nas empresas mais longo. Estes cursos já existem nos Estados Unidos e em vários países da Europa - como Espanha, França ou Inglaterra - e são semelhantes aos Cursos de Especialização Tecnológica (CET), mas têm algumas diferenças ao nível de certificação profissional e de duração, vão dar direito a um diploma, mas sem grau académico, e que o enfoque será essencialmente profissionalizante.  As áreas de cada curso serão definidas pelos politécnicos que deverão estar concertados com as empresas de cada região.

Link's úteis:
Económico
Público
Ministério da Educação e Ciência

Telma Monteiro nº27823

Sem comentários: