Antecipando o Euro 2016, o Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) quer lembrar os direitos das marcas patrocinadoras da Selecção Nacional de Futebol e da UEFA. O objectivo é informar sobre o chamado Ambush Marketing, ou Marketing de Emboscada, que pode induzir em erro os consumidores quando determinadas marcas que não são patrocinadoras oficiais realizam actividades de Marketing relacionadas com a equipa portuguesa.
«Ao ICAP, enquanto organismo promotor da auto-regulação da comunicação comercial, cumpre-lhe promover iniciativas que salvaguardem a ética na publicidade, disponibilizando-se para actuar no sentido da célere protecção dos direitos e vantagens associados às marcas patrocinadoras do evento», explica Nuno Pinto Magalhães, presidente do instituto, em comunicado.
Relativamente às marcas patrocinadoras da Selecção Portuguesa, o ICAP declara que a viabilidade da presença de Portugal no Euro 2016 é, em grande parte, possível devido à comparticipação gerada por: Continente, Dielmar, Galp Energia, Hertz, Jogos Santa Casa, Meo, Nike, Novo Banco, Sagres e Samsung. Neste sentido, todos os que relacionam, directa ou indirectamente, com a comunicação comercial devem ter em conta os direitos destas marcas.
Quanto à UEFA, o ICAP informa que são parceiros globais a Adidas, Carlsberg, The Coca-Cola Company, Continental, Hisense, Hyundai/Kia, McDonald’s, Orange, The State Oil Company of the Azerbaijan Republic (SOCAR) e Turkish Airlines. Os parceiros nacionais são Crédit Agricole, Française des Jeux (FDJ), Abritel-Home Away, La Poste, Proman e SNCF. Por fim, o licenciamento de merchandising cabe à Hublot, Intersport, Konami, Lidl e Panini.
Fonte: http://marketeer.pt/2016/06/08/sabe-o-que-e-marketing-de-emboscada/
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