terça-feira, 7 de junho de 2016

A magia das imagens

A magia das imagens


Quando saiu a notícia da compra do Instagram pelo Facebook muitos foram os que admiraram com os números que foram oferecidos por Mark Zuckerberg. Mas de 700 milhões de Euros foi a oferta da rede social para comprar o Instagram e juntar os fundadores da empresa à equipa de desenvolvimento do Facebook.
Preparando o futuro
Mark Zuckerberg e a sua equipa com esta compra preparam o futuro que todos sabemos que será mobile. A experiência de utilização do instagram em smartphones é incomparavelmente mais agradável que a experiência do Facebook.
A maior base de dados de fotografia
Neste momento o Facebook já é uma das maiores bases de dados de fotografia que alguma vez existiu. Com a aquisição do Instagram a base de dados crescerá a um ritmo alucinante.
Mas porque o Facebook pretende ter esta base de dados gigantsca?
Potencial de interacção gerado pelas imagens
As imagens têm um potencial a nível de comunicação brutal. A multiplicidade de leituras que uma imagem tem, dá a hipótese da mesma imagem ter (numa situação extrema)  uma interpretação por cada visualização e desse modo ter um potencial de gerar partilhas, comentários e gostos.
Mudanças na timeline
O Facebook apercebendo-se da importância das imagens na comunicação dos seus utilizadores, aprontou-se a fazer rectificações que dêem maior destaque à imagens. Desta forma introduziu e tornou obrigatória a timeline em que as imagens ganharam enorme destaque
Aproveitando o pior dos utilizadores
O sucesso do uso das imagens nas redes sociais em geral e no Facebook em particular nasce da leitura de hábitos dos utilizadores que o Facebook faz.
Com essa leitura o Facebook rapidamente chega à conclusão que os utilizadores da rede social são preguiçosos! Por ai se entende o sucesso das comunidades que partilham imagens, frases feitas e outras banalidades. Essas comunidades não estão a fazer mais do que a criar conteúdos para o público (preguiçoso) partilhar.
Claro que as empresas que têm estratégias correctas de comunicação digital também conhecem e aproveitam essa característica tão vincada nos utilizadores das redes sociais.

Concluindo podemos dizer que o sucesso das redes sociais vive das imagens e que estas podem fazer magia pela comunicação de uma empresa.

Enviar um comentário