QR Codes - Será que é desta que a moda pega?
Há muito que ouvimos falar dos Quick Response Code mais vulgarmente conhecidos por QR Codes. Durante anos, marketeersapostaram neste formato sem sucesso. Porquê? A maioria das vezes o consumidor olhava para aquele “quadrado” estranho sem saber o que ele era, o que este queria dizer ou o era suposto fazer com o mesmo.
Passados anos de tentativas “frustradas”, esta realidade está a ser alterada talvez em parte graças à massificação dos smartphones eTablets PC. Hoje, vemos Códigos QR para onde quer que olhemos. Em produtos, anúncios, revistas, em todo o lado. A diferença em relação ao passado (não muito distante), é que finalmente vemos consumidores a apontarem o seu smartphone ou tablet para aquele outrora “quadrado” estranho e desconhecido na tentativa de descobrirem a informação que está lá contida. Seja a informação sob forma de endereço para determinado ficheiro onde o consumidor poderá fazer determinado download, ligação para determinadowebsite ou campanha, cupão de desconto ou de qualquer outra forma de inúmeras possibilidades que os QR Codes atualmente nos proporcionam.
Os smartphones e Tablets PC vieram para ficar. Assim como o acesso às redes 3G ou mais recentemente às redes 4G. O acesso àinternet através da plataforma mobile cresce de ano para ano a uma velocidade alucinante. Se aliarmos este crescimento ao crescimento do uso dos QR Codes e das possibilidades ilimitadas que este nos proporciona faz com que esta forma de comunicação se torne apetecível para a incluirmos em futuras campanhas de marketing.
Algumas dicas:
O QR Code não tem de ser igual e chato como todos os outros que vemos. Crie QR Codes diferentes, em formatos diferentes e personalizados para captar a atenção do consumidor.
Um dos grandes erros em campanhas com QR Codes é o facto do website para onde este nos encaminha não estar idealizada para a plataforma mobile. O website pode tornar-se lento e de difícil leitura fazendo com que o consumidor perca o interesse em explorar o mesmo.
Não parta do princípio que todos saberão o que o que fazer com o QR Code. Apesar de os QR Codes estarem a crescer, 2/3 das pessoas ainda não sabe o que este significa. Se possível, faça um descritivo de como o usar ou insira um endereço onde o consumidor poderá tirar as todas as suas dúvidas sobre este tipo de código.
Ok. Mesmo assim consumidor não sabe como o usar? Não faz mal. Não o faça sentir-se “menos inteligente” que os outros. Disponibilize o endereço do seu website, da campanha ou do do ficheiro para download do lado de fora do QR Code.
Teste o código vezes e vezes sem conta. Um simples erro não será visível quando a campanha estiver no “papel” mas poderá ter resultados catastróficos caso este exista.
Se a campanha for feita localmente, tenha em atenção se existe cobertura 3G ou Wi-Fi. Não vai querer usar um QR Code que não poderá ser usado devido a limitações como estas, pois não?
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