Apesar do crescente investimento na gestão de conteúdos digitais, as questões operacionais desses mesmos conteúdos estão a consumir muito tempo aos profissionais de marketing. Esta é a conclusão do estudo “State of Content 2015”, divulgado pela Accenture Interactive.
De acordo com o relatório, mais de metade (53%) dos directores de marketing inquiridos afirma despender mais tempo em detalhes operacionais (por exemplo, a registar necessidades, assegurar aprovações da área jurídica e da administração ou a classificar os conteúdos) do que em actividades core de marketing.
Por outro lado, a primeira edição do estudo “State of Content”, intitulada “Content: The H2O of Marketing”, revela que as marcas de todo o mundo estão cada vez mais a apostar em conteúdos digitais. Segundo o relatório, 92% dos directores de marketing inquiridos afirmam lidar com mais conteúdos digitais do que há dois anos, e 83% prevêem que o volume irá aumentar nos próximos dois.
A Accenture Interactive aponta ainda os três principais desafios actuais na gestão de conteúdos digitais: falta de talento qualificado, tecnologia inadequada e questões globais do processo.
A solução para ultrapassar estes desafios, defende, passa pela adopção de um modelo centralizado de desenvolvimento e gestão de conteúdos. «As organizações têm de encarar os conteúdos como um tema transversal à empresa e não exclusivo do marketing, do IT ou de outra área. Agora é o momento de dar um passo atrás e encarar as necessidades de conteúdos numa base holística», conclui Donna Tuths, global managing director de Content Services da Accenture Interactive.
O relatório “State of Content 2015” foi feito com base no inquérito a 1.078 directores de marketing digital, media e comunicação de 17 países, incluindo Portugal.
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