sexta-feira, 10 de junho de 2016

ICAP alerta para as “emboscadas” de marketing no Euro 2016

ICAP alerta para as “emboscadas” de marketing no Euro 2016
O ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial) emitiu um comunicado público, para apelar a todos as entidades relacionadas, direta ou indiretamente, com publicidade e comunicação, que acautelem os direitos consagrados às marcas patrocinadoras da Seleção Nacional de Futebol e da UEFA, durante o Euro 2016. O objetivo é evitar o chamado ambush marketing (ou marketing de emboscada).
No documento, o ambush marketing é definido como uma prática que pode abranger quaisquer tipos de atividades de marketing, publicidade e outras formas de comunicação comercial, realizadas em torno de patrocínios por uma entidade que, não sendo um patrocinador, procura indevidamente benefícios comerciais por associação ao patrocínio.
"Ao ICAP, enquanto organismo promotor da autorregulação da comunicação comercial, cumpre-lhe promover iniciativas que salvaguardem a ética na publicidade, disponibilizando-se para atuar no sentido da célere proteção dos direitos e vantagens associados às marcas patrocinadoras do evento", explica o presidente do ICAP, Nuno Pinto de Magalhães.
Assim, o ICAP lançou também um documento, no qual enumera os patrocinadores oficiais da Seleção Nacional de Futebol, e ainda distingue os parceiros globais, parceiros nacionais e marcas com permissão para licenciamento de merchandising da UEFA.
A Seleção Nacional de Futebol tem como patrocinadores o Continente, MEO, Dielmar, Nike, Galp Energia, Novo Banco, Hertz, Sagres, Jogos Santa Casa e Samsung. Quanto aos parceiros globais da UEFA, a lista inclui a adidas, Carlsberg, Coca-Cola, Continental, Hisense, Hyundai/KIA, McDonald's, Orange, SOCAR e Turkish Airlines; os parceiros nacionais (em França) são o Crédit Agricole, FDJ, Abritel-HomeAway, La Poste, PROMA e SNCF; e as marcas com autorização de licenciamento de merchandising são a Hublot, Intersport, Konami, Lidl e Panini.


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