O Instagram pode não ter ainda a força
do Facebook mas, com a aposta que tem demonstrado em produtos
publicitários, caminha a passos largos para se tornar um dos meios
preferidos das marcas. Neste sentido, um dos aspectos que requer algum
cuidado está relacionado com as descrições que acompanham as imagens ou
vídeos publicados.
O site HubSpot apresenta oito dicas para
que o copy das legendas no Instagram saia perfeito e, acima de tudo,
eficaz. É que se é verdade que a qualidade visual continua a ser rainha e
determinante para conseguir seguidores, também é verdade que a
descrição é o espaço ideal para dar voz ao que não cabe nas imagens.
1 – Escrever rascunhos.
Dificilmente uma descrição sai bem à primeira tentativa, pelo que é
aconselhável testar várias hipóteses antes de publicar o texto final. O
processo não deve ser apressado, mas sim pensado e cuidado, até porque a
urgência em publicar deverá chegar ao fim assim que o algoritmo do
Instagram entrar em vigor. A partir desse momento, a excelência em todos
os aspectos da publicação, incluindo legenda, podem ajudar a torná-la
mais relevante;
2 – Dar prioridade.
Apesar de as descrições poderem ser mais ou menos longas, é bom lembrar
que ao divagar pelo feed do Instagram surgem apenas as primeiras três a
quatro linhas da legenda. Posto isto, se as primeiras palavras não
apelarem ao utilizador, é provável que não cliquem no botão que permite
ver as restantes;
3 – Incluir “call-to-action”.
O HubSpot considera que a melhor forma para garantir que as publicações
no Instagram têm impacto e que são, nomeadamente, partilhadas passa por
pedir às pessoas para fazerem algo. A legenda deve, por isso, incluir
alguma forma de “call-to-action”, incentivando à acção (pode ser uma
pergunta, por exemplo);
4 – Limitar o número de hashtags.
Mais do que quatro hashtags pode ser um erro, uma vez que os
utilizadores vão encarar esta medida como um grito por atenção. As
hashtags são úteis e podem chamar utilizadores com os mesmos interesses e
gostos, mas devem ser limitadas;
5 – Adaptar discurso ao Instagram.
Embora a marca seja a mesma, o discurso adoptado no LinkedIn e no
Instagram não deve ser o mesmo. No Instagram, a linguagem deverá ser
mais descontraída, divertida e capaz de transparecer a personalidade e
humanidade das marcas;
6 – Usar emojis. Os
emojis são, mais do que uma tendência, uma realidade. Não há nada a
fazer e, por isso, as marcas não se devem esquecer de acompanhar as
descrições dos seus vídeos ou imagens com alguns símbolos – desde que
adequados;
7 – Promoção cross-media. A
legenda de uma publicação pode servir também para dar a conhecer as
restantes redes socias em que determinada marca está presente. Deste
modo, os seguidores no Instagram podem transformar-se em seguidores no
Twitter, Facebook, entre outros;
8 – Na dúvida, manter curto.
Quando não se sabe bem o que escrever, o melhor é não inventar e
escrever apenas o essencial (ainda que tendo em conta factores como a
linguagem e os emojis).
03/06/2016
Marketeer: http://marketeer.pt/2016/06/03/8-dicas-para-acertar-nas-descricoes-no-instagram/
Andreia Bizarro
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