
O site HubSpot apresenta oito dicas para
que o copy das legendas no Instagram saia perfeito e, acima de tudo,
eficaz. É que se é verdade que a qualidade visual continua a ser rainha e
determinante para conseguir seguidores, também é verdade que a
descrição é o espaço ideal para dar voz ao que não cabe nas imagens.
1 – Escrever rascunhos.
Dificilmente uma descrição sai bem à primeira tentativa, pelo que é
aconselhável testar várias hipóteses antes de publicar o texto final. O
processo não deve ser apressado, mas sim pensado e cuidado, até porque a
urgência em publicar deverá chegar ao fim assim que o algoritmo do
Instagram entrar em vigor. A partir desse momento, a excelência em todos
os aspectos da publicação, incluindo legenda, podem ajudar a torná-la
mais relevante;
2 – Dar prioridade.
Apesar de as descrições poderem ser mais ou menos longas, é bom lembrar
que ao divagar pelo feed do Instagram surgem apenas as primeiras três a
quatro linhas da legenda. Posto isto, se as primeiras palavras não
apelarem ao utilizador, é provável que não cliquem no botão que permite
ver as restantes;
3 – Incluir “call-to-action”.
O HubSpot considera que a melhor forma para garantir que as publicações
no Instagram têm impacto e que são, nomeadamente, partilhadas passa por
pedir às pessoas para fazerem algo. A legenda deve, por isso, incluir
alguma forma de “call-to-action”, incentivando à acção (pode ser uma
pergunta, por exemplo);
4 – Limitar o número de hashtags.
Mais do que quatro hashtags pode ser um erro, uma vez que os
utilizadores vão encarar esta medida como um grito por atenção. As
hashtags são úteis e podem chamar utilizadores com os mesmos interesses e
gostos, mas devem ser limitadas;
5 – Adaptar discurso ao Instagram.
Embora a marca seja a mesma, o discurso adoptado no LinkedIn e no
Instagram não deve ser o mesmo. No Instagram, a linguagem deverá ser
mais descontraída, divertida e capaz de transparecer a personalidade e
humanidade das marcas;
6 – Usar emojis. Os
emojis são, mais do que uma tendência, uma realidade. Não há nada a
fazer e, por isso, as marcas não se devem esquecer de acompanhar as
descrições dos seus vídeos ou imagens com alguns símbolos – desde que
adequados;
7 – Promoção cross-media. A
legenda de uma publicação pode servir também para dar a conhecer as
restantes redes socias em que determinada marca está presente. Deste
modo, os seguidores no Instagram podem transformar-se em seguidores no
Twitter, Facebook, entre outros;
8 – Na dúvida, manter curto.
Quando não se sabe bem o que escrever, o melhor é não inventar e
escrever apenas o essencial (ainda que tendo em conta factores como a
linguagem e os emojis).
03/06/2016
Marketeer: http://marketeer.pt/2016/06/03/8-dicas-para-acertar-nas-descricoes-no-instagram/
Andreia Bizarro
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