sábado, 19 de abril de 2014

"Vox4all -Uma app para vencer os problemas de comunicação"

A Microsoft Portugal, em parceria com a imagina, apresentou a Vox4all.


A Vox4all é uma aplicação móvel vocacionada para um público muito específico : pessoas que “devido a perturbações sensoriais, cognitivas, motoras ou mentais estão impossibilitadas de comunicar de forma autónoma”. Alguns segmentos que se podem associar a estes problemas de comunicação são: autismo, paralisia cerebral, vítimas de AVC.

O objectivo principal da aplicação é o de substituir ou complementar as capacidades de comunicação que possuem e possibilitar a estas pessoas uma comunicação mais eficaz. Ainda, pretende "promover a integração familiar, profissional, educacional e social destes indivíduos".
A Vox4all funciona com base no princípio das grelhas de comunicação, constituídas por células divididas em linhas e colunas, onde se podem inserir conteúdos visuais, sonoros e/ou textuais "que facilitam a comunicação entre o utilizador e os parceiros de comunicação".
Quando se toca nas células, o som é que foi previamente gravado, é reproduzido. O utilizador da aplicação pode ainda criar novas grelhas ou eliminar e modificar as já existentes.

Estas novas aplicações permitem levar tecnologia com objectivos sociais a segmentos com necessidades especificas e ainda. O objectivo da empresa com a criação deste género de aplicações é o de criar uma sociedade mais inclusiva. Com criações destas, consegue-se bem, em principio.
Mais pormenores em: http://vox4all.imagina.pt/media
Disponível para: Windows 8, Windows Phone, Android e iOS.

Fontes de informação:

Sem comentários: