sexta-feira, 11 de abril de 2014

Pôneis malditos: Comercial inusitado, vendas garantidas

Boa parte dos espectadores já está acostumada com a lógica dos comerciais de automóveis. Quase sempre vemos um carro a passar, geralmente com música e uma locução a falar sobre as qualidades do produto. Entre vários spots que parecem anunciar o mesmo produto, vemos um vídeo inusitado, desenvolvido por uma produtora brasileira sob encomenda da Nissan, que queria ampliar as vendas no país.
O vídeo começa com uma camionete atolada no meio da estrada. Irritado, seu condutor chama os “cavalos de potência” da camionete de “Pôneis malditos”. De repente, surge uma animação sob o capô do veículo com Pôneis em um carrossel a cantar uma música sobre Pôneis malditos. Por incrível que pareça, a música parece ser feita para crianças, que não é o público-alvo da Nissan. Ao término do comercial, a produtora faz uso de um fenômeno que se tornou comum em algumas redes sociais, o envio de correntes de oração. Essas correntes são mensagens de texto que algumas pessoas passavam, pedindo para transmitir o texto a outras pessoas, sob pena de terem azar ou algo ruim em sua vida. Boa parte dos usuários das redes sociais se irritam com esse tipo de mensagem e a Nissan percebeu isso. Ao término do comercial surge portanto um Pônei aparentemente endemoniado pedindo que não fechem o vídeo pois ele tem algo dizer. Ele diz que se o espectador não passar o vídeo para 10 pessoas, a música do “Pônei maldito” irá ficar para sempre em sua cabeça. O vídeo atingiu um altíssimo número de visualizações no youtube. As vendas da Nissan no país cresceram 70%.

Todavia, o fato mais interessante que podemos extrair deste caso é boa observação da Nissan, que conseguiu identificar um comportamento relevante nas redes sociais, onde um determinado grupo social utilizava de táticas duvidosas de propagação de mensagens e um público considerável (o qual também é público-alvo da Nissan) não simpatizava com essas mensagens. A empresa percebeu isso e criou uma divertida sátira que acabou se espalhando pela web de forma natural. O que podemos concluir disso é que mais importante do que fazer uma observação, é fazê-la com qualidade suficiente para tirarmos nossas respostas e nos ajudar a conquistar nossos objetivos.

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=X3yGSJE53kU

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