Boa parte dos espectadores já
está acostumada com a lógica dos comerciais de automóveis. Quase sempre vemos
um carro a passar, geralmente com música e uma locução a falar sobre as
qualidades do produto. Entre vários spots que parecem anunciar o mesmo produto,
vemos um vídeo inusitado, desenvolvido por uma produtora brasileira sob
encomenda da Nissan, que queria ampliar as vendas no país.
O vídeo começa com uma camionete
atolada no meio da estrada. Irritado, seu condutor chama os “cavalos de
potência” da camionete de “Pôneis malditos”. De repente, surge uma animação sob
o capô do veículo com Pôneis em um carrossel a cantar uma música sobre Pôneis
malditos. Por incrível que pareça, a música parece ser feita para crianças, que
não é o público-alvo da Nissan. Ao término do comercial, a produtora faz uso de
um fenômeno que se tornou comum em algumas redes sociais, o envio de correntes
de oração. Essas correntes são mensagens de texto que algumas pessoas passavam,
pedindo para transmitir o texto a outras pessoas, sob pena de terem azar ou
algo ruim em sua vida. Boa parte dos usuários das redes sociais se irritam com
esse tipo de mensagem e a Nissan percebeu isso. Ao término do comercial surge
portanto um Pônei aparentemente endemoniado pedindo que não fechem o vídeo pois
ele tem algo dizer. Ele diz que se o espectador não passar o vídeo para 10
pessoas, a música do “Pônei maldito” irá ficar para sempre em sua cabeça. O
vídeo atingiu um altíssimo número de visualizações no youtube. As vendas da
Nissan no país cresceram 70%.
Todavia, o fato mais interessante
que podemos extrair deste caso é boa observação da Nissan, que conseguiu
identificar um comportamento relevante nas redes sociais, onde um determinado
grupo social utilizava de táticas duvidosas de propagação de mensagens e um
público considerável (o qual também é público-alvo da Nissan) não simpatizava
com essas mensagens. A empresa percebeu isso e criou uma divertida sátira que
acabou se espalhando pela web de forma natural. O que podemos concluir disso é
que mais importante do que fazer uma observação, é fazê-la com qualidade
suficiente para tirarmos nossas respostas e nos ajudar a conquistar nossos
objetivos.
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=X3yGSJE53kU
Sem comentários:
Enviar um comentário