quarta-feira, 30 de abril de 2014

Carro sem condutor da Google

A Google divulgou no Youtube um vídeo sobre o carro da Google sem condutor. O carro tem duas ocupantes mas nenhuma delas chega a tocar no volante enquanto a viatura faz o percurso pré estabelecido contornando todos os obstáculos e abrandando em situações de perigo. O software utilizado nas viaturas provou que estas não cedem ao stress da condução nas cidades e contornou peões e objectos sem acidentes.

Este projecto foi lançado em 2010 e estes testes são apenas actualizações da tecnologia previamente desenvolvida. As actualizações consistem na detecção em simultâneo de centenas de objectos-peões distintos, autocarros, sinais de stop dos polícias de trânsito, ou de um ciclista que avisa que vai fazer uma viragem.

Os carros possuem um sensor no tejadilho, que capta as imagens de todas as direcções e que constrói um mapa tridimensional. Possuem sensores de proximidade à frente e atrás e tem, no interior, um sistema de GPS com informação recolhida através de serviços como o Street View.

Ainda há muitos problemas a resolver na tecnologia, mas o carro sem condutor mostra já alguns benefícios, nunca se cansa ou se distrai, o que acontece com um ser humano, e poderá evitar acidentes que um ser humano não consegue evitar quando tem os reflexos lentos.

No vídeo abaixo, mostra Steve Mahan, um norte-americano que perdeu 95% da sua visão que a Google convidou para ser o primeiro passageiro oficial de um carro sem condutor.


Fonte: http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/carro-sem-condutor-do-google-passeou-pelas-ruas-de-cidade-na-california-1634013

Ana Henriques, 29330

Sem comentários: