quarta-feira, 23 de abril de 2014

Netflix lucrou milhões mas vai ficar mais caro

O serviço de streaming norte-americano já atingiu os 48 milhões de subscritores mundiais, mas quer alcançar o gigante HBO, com 130 milhões.
Kevin Spacey é o protagonista da série produzida para a Internet DR


O site norte-americano de streaming Netflix teve um lucro de 53 milhões de dólares (cerca de 38 milhões de euros) no primeiro trimestre de 2014, anunciaram segunda-feira os seus directores. Apesar do lucro, a empresa vai aumentar a mensalidade do seu serviço para “adquirir mais conteúdos e melhorar a qualidade do streaming”, lê-se no comunicado.
A facturação desta empresa, cerca de mil milhões de dólares (700 milhões de euros), aumentou 24% no último ano ano e isto também graças ao aumento de quatro milhões de subscritores no primeiro trimestre de 2014. Os membros do Netflix são agora mais de 48 milhões, dos quais 35,7 milhões estão em território americano. A empresa atribui este aumento ao lançamento da segunda temporada da série House of Cards, a primeira série produzida exclusivamente para a Internet a ser nomeada para os Emmy, prémios de televisão.
O director executivo Reed Hastings e o director financeiro David Wells anunciaram também que planeiam um aumento de cerca de um dólar, dependendo do país, para os novos assinantes. A tarifa base americana de 7,99 dólares (cerca de 5,80 euros)  prepara-se para subir para 8,99 ou 9,99 dólares. Aqueles que já são subscritores do serviço vão manter a mensalidade actual durante “um período de tempo generoso”, dizem os dirigentes da empresa.
Este aumento, diz o Netflix, servirá para melhorar os serviços streaming, adquirir novos conteúdos e diminuir o intervalo de tempo entre o lançamento das séries nos Estado Unidos e no resto do mundo. “Tradicionalmente, até as séries americanas de maior sucesso estão indisponíveis para os espectadores internacionais durante vários meses no mínimo, o que contribuiu fortemente para o aumento da pirataria. Queremos diminuir esse tempo para menos de sete dias e, quando possível, para 24 horas”.
No comunicado, a empresa mostra não estar preocupada com serviços destreaming semelhantes, como o Amazon Prime ou o americano Hulu, já que “muitos consumidores vêem vantagem em subscrever os três serviços”, dizem.
A meta do Netflix está antes no canal de televisão por cabo americano HBO. “Estamos a aproximar-nos dos 50 milhões de subscritores globais, mas estamos ainda longe dos 130 milhões da HBO. Estamos ansiosos por diminuir esta diferença”.
O Netflix começou por ser um serviço de aluguer de DVD por correio, em 1997, e tornou-se mais tarde um serviço de streaming online, que acabou por se expandir um pouco por todo o mundo – o Reino Unido é o seu segundo maior mercado, mas está também na América do Sul e em alguns países da Europa, não tendo chegado ainda a Portugal.
Em 2013, o Netflix estreou-se na produção dos seus conteúdos e lançou a primeira temporada de House of Cards, realizada por David Fincher e protagonizada por Kevin Spacey. O método do canal é disponibilizar a temporada completa da série desde o primeiro dia. A série ganhou em 2013 o Emmys para melhor drama.
O Netflix está ainda a produzir os programas Better Call SaulSense 8, Marco Polo ou Derek de Ricky Gervais, a ser transmitido neste momento em Portugal pelo Canal Q.
http://www.publico.pt/cultura/noticia/netflix-lucrou-milhoes-mas-vai-ficar-mais-caro-1633150

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