sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Tintas Barbot, um exemplo de sucesso no Marketing

"Métodos de comunicação, conhecer os produtos disponíveis e explicação do sucesso de mercado da empresa de tintas, foram alguns dos temas abordados na aula aberta sobre “ Estratégias de Marketing e Inovação” que decorreu no Polo IV da UBI. A aula aberta sobre o tema “ Estratégias de Marketing e Inovação” surgiu no âmbito da disciplina “ Seminário I”, uma cadeira de mestrado em marketing. Segundo a organizadora, Arminda Paço, teve como objetivo principal a “colocação dos alunos perante a prática do marketing, para que consigam perceber que os conceitos teóricos ministrados, têm correspondência com a realidade.” A empresa escolhida como exemplo para o tema foi a conhecida marca de tintas” Barbot”, que esteve representada pela sua diretora de marketing, Cristina Veríssimo. Ao longo da palestra a convidada falou da história da empresa, os produtos que esta tem no mercado e ainda das estratégias de comunicação adotadas pela empresa ao longo dos anos na hora de contatar com os mercados e os seus clientes. Uma escolha que para Arminda Paço se deveu “ao fato de a empresa ilustrar bem o exemplo de como transformar um produto antes direcionado para o mercado empresarial e agora para o mercado consumidor. Isso exige muito trabalho e criatividade” afirma.

Cristina Veríssimo afirma que uma das principais estratégias de marketing passa por “ um bom atendimento, pois sem ele um negócio nunca pode correr bem”. A diretora falou também que a empresa tem tido um grande sucesso porque ao longo dos anos foi apostando mais na qualidade/preço dos produtos, através da realização de testes para comprovar a qualidade do material.

Quanto ao contacto com o público, a criação de lojas especializadas, catálogos com 30 mil cores à escolha, máquinas que permitem ao próprio cliente misturar as cores para as testar, são algumas das inovações que segundo a diretora de marketing “ vão permitir transmitir ao cliente um sentimento de confiança em relação ao produto”. Para que uma marca seja vendida com facilidade é preciso preparar bem as campanhas publicitárias, estar atento à concorrência e acima de tudo ter bons argumentos para que as pessoas comprem e pensem que o produto é fiável”.

No final os alunos mostraram se contentes com esta iniciativa e com a vinda da directora de marketing até à Covilhã, porque “ a Barbot foi um bom exemplo, uma vez que é uma marca com um bom posicionamento, devido à variedade e qualidade de tintas existentes, e devido ao fato de existir responsabilidade social na empresa, com os eventos que desenvolveram” como conta a aluna de marketing Catarina Monteiro.

No final, a diretora de Marketing da Barbot distribuiu a revista da empresa, uma de muitas apostas inovadoras que foram abordadas durante hora e meia.

José Eduardo
Urbi et Orb"

Fonte: http://www.kaminhos.com/artigo.aspx?id=9022&seccao=4


João Aguilar nº 25704

Sem comentários: