"Métodos de comunicação, conhecer os produtos disponíveis e explicação do
sucesso de mercado da empresa de tintas, foram alguns dos temas
abordados na aula aberta sobre “ Estratégias de Marketing e Inovação”
que decorreu no Polo IV da UBI.
A aula aberta sobre o tema “ Estratégias de Marketing e Inovação” surgiu
no âmbito da disciplina “ Seminário I”, uma cadeira de mestrado em
marketing. Segundo a organizadora, Arminda Paço, teve como objetivo
principal a “colocação dos alunos perante a prática do marketing, para
que consigam perceber que os conceitos teóricos ministrados, têm
correspondência com a realidade.”
A empresa escolhida como exemplo para o tema foi a conhecida marca de
tintas” Barbot”, que esteve representada pela sua diretora de marketing,
Cristina Veríssimo. Ao longo da palestra a convidada falou da história
da empresa, os produtos que esta tem no mercado e ainda das estratégias
de comunicação adotadas pela empresa ao longo dos anos na hora de
contatar com os mercados e os seus clientes. Uma escolha que para
Arminda Paço se deveu “ao fato de a empresa ilustrar bem o exemplo de
como transformar um produto antes direcionado para o mercado empresarial
e agora para o mercado consumidor. Isso exige muito trabalho e
criatividade” afirma.
Quanto ao contacto com o público, a criação de lojas especializadas, catálogos com 30 mil cores à escolha, máquinas que permitem ao próprio cliente misturar as cores para as testar, são algumas das inovações que segundo a diretora de marketing “ vão permitir transmitir ao cliente um sentimento de confiança em relação ao produto”. Para que uma marca seja vendida com facilidade é preciso preparar bem as campanhas publicitárias, estar atento à concorrência e acima de tudo ter bons argumentos para que as pessoas comprem e pensem que o produto é fiável”.
No final os alunos mostraram se contentes com esta iniciativa e com a vinda da directora de marketing até à Covilhã, porque “ a Barbot foi um bom exemplo, uma vez que é uma marca com um bom posicionamento, devido à variedade e qualidade de tintas existentes, e devido ao fato de existir responsabilidade social na empresa, com os eventos que desenvolveram” como conta a aluna de marketing Catarina Monteiro.
No final, a diretora de Marketing da Barbot distribuiu a revista da empresa, uma de muitas apostas inovadoras que foram abordadas durante hora e meia.
Fonte: http://www.kaminhos.com/artigo.aspx?id=9022&seccao=4
João Aguilar nº 25704
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