quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Diamantes Harry Winston são os novos amigos da Swatch


“Diamonds are a Girl’s Best Friend”. A música do filme “Os Homens Preferem as Loiras” link externo (1953), que celebrizou, pela voz de Marilyn Monroe, a marca de jóias e relógios Harry Winston, nunca deve ter feito mais sentido para o Grupo Swatch. O grupo suíço chegou a acordo para comprar a marca canadiana, concretizando a maior aquisição da sua história.
O Grupo Swatch, maior fabricante de relógios do mundo, vai desembolsar mil milhões de dólares (aproximadamente 816,6 milhões de euros) para adquirir a Harry Winston. O negócio, que exclui as actividades mineiras da marca catapultada para a fama por Hollywood, irá permitir que o grupo recupere algum terreno no segmento das jóias de luxo, dominado por marcas como Richemont e Cartier, depois de ter rompido a parceria com a Tiffany & Co. em 2011.
Depois de concretizado o negócio, a Harry Winston Diamond irá passar a designar-se Dominion Diamond. «A Harry Winston complementa de forma brilhante o segmento de jóias do grupo. A família Swatch está orgulhosa e contente por dar boas-vindas à Harry Winston», afima Nayla Hayek, chairwoman do Grupo Swatch, citada pelo The Guardian. «Os diamantes ainda são os melhores amigos das mulheres», assegura.
No mesmo tom, Robert Gannicott, chairman e CEO da Harry Winston, refere que a marca canadiana «tem agora uma nova casa que lhe pode fornecer as habilidades e o apoio que merece para desenvolver o seu verdadeiro potencial». A Harry Winston tem 535 colaboradores à escala mundial.
Este é o grande negócio do Grupo Swatch nos últimos anos. Em 2000 o grupo adquiriu as marcas de relógios de luxo Glashuette Original e Jaquet Droz, e, desde então, manteve uma atitude mais passiva no mercado – excluindo a parceria com a Tiffany & Co, iniciada em 2007, mas que terminou de forma abrupta em 2011, a que se seguiu uma guerra nos tribunais, com ambas as marcas a procurarem indmneziações por danos.
Outras marcas do segmento de luxo, que está em contraciclo, têm tido uma atitude mais agressiva no mercado. O grupo LVMH adquiriu a marca italiana Bulgari em 2011 por 5,2 mil milhões de dólares (4,24 mil milhões de euros), depois de ter entrado no capital da Hermés em 2010. Já a Richemont comprou a retalhista online Net-a-Porter em 2010.
Recorde-se que, na semana passada, o Grupo Swatch apresentou vendas, relativas a 2012, acima das expectativas do mercado. Conhecido pelos coloridos relógios de plástico da sua marca homónima, o grupo Swatch detém ainda marcas como Blancpain, Certina, Breguet, Tissot, Omega, Longines ou ck watch & jewelry, num total de 20 insígnias.
“Harry Winston, tell me all about it!” é a deixa de Marilyn Monroe, no musical “Os Homens Preferem as Loiras”, que tornou a Harry Winston famosa. Veja aqui o trailer do filme:
 
 
 
In: Marketeer
Inês Vilarinho, nº 29424

Sem comentários: