Toyota Motor concordou em pagar 1,1
mil milhões de dólares (aproximadamente 829 milhões de euros) para evitar uma Acão
judicial coletiva por parte de consumidores norte-americanos que acusam o grupo
de ter fabricado alguns modelos com problemas no sistema de aceleração.
O coletivo de queixosos alega que
alguns modelos das marcas Toyota, Lexus e Scion têm problemas de aceleração
involuntária, que estarão na origem de alguns acidentes fatais nos Estados
Unidos.
O acordo, alcançado ontem num
tribunal federal da Califórnia, permite à Toyota evitar um processo judicial,
bem como eximir-se de qualquer culpa ou responsabilidade pelos defeitos. Em
contrapartida, a marca compromete-se a cobrir os custos de substituição dos
sistemas afetados ou a indemnizar os queixosos que preferiram desfazer-se dos
veículos. «Um dos nossos objetivos primordiais tem sido o de defender
vigorosamente a segurança dos nossos veículos, e acreditamos que o fizemos» ao
estabelecer o acordo, afirma Mike Michels, porta-voz da Toyota, citado pelo
Wall Street Journal.
Segundo a mesma fonte, a imagem da
Toyota tem sido prejudicada nos últimos anos no mercado norte-americano por
causa de defeitos (alguns relacionados com os pedais) que obrigaram a marca a
recolher milhões de veículos – só entre 2009 e 2010 foram chamados à revisão
cerca de oito milhões de automóveis. A marca ficou sob escrutínio público
depois de, em 2009, um polícia da Califórnia ter perdido o controlo do seu
Lexus ES 350, provocando a sua morte e a de mais três passageiros. O acidente
obrigou o CEO da fabricante, Akio Toyoda, a fazer um pedido de desculpas
público.
Em Outubro passado, a Toyota ordenou a recolha de
7,43 milhões de veículos à escala mundial, após ter detetado um potencial
problema nos vidros elétricos em quatro modelos. Em Portugal, a marca chamou à
revisão cerca de 21 mil veículos devido a este problema.
Recuperar a liderança mundial
Apesar dos problemas e dos vários
processos que tem sido alvo, a Toyota prepara-se para recuperar o título de
maior fabricante mundial de automóveis este ano, segundo a agência financeira
Bloomberg. A marca nipónica estima fechar 2012 com um aumento das vendas na
ordem dos 22%, para 9,7 milhões de veículos comercializados – um novo recorde
desde o ano 2000.
Além disso, a Toyota estima vender
9,91 milhões de unidades em 2013 – incluindo as vendas das subsidiárias Hino
Motors e Daihatsu Motor –, apesar de esperar uma quebra de 15% no mercado
doméstico, o japonês.
Fonte: Marketeer
Joni Vinagre 28629
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