domingo, 20 de janeiro de 2013

Toyota paga 830 milhões de euros por carros defeituosos



Toyota Motor concordou em pagar 1,1 mil milhões de dólares (aproximadamente 829 milhões de euros) para evitar uma Acão judicial coletiva por parte de consumidores norte-americanos que acusam o grupo de ter fabricado alguns modelos com problemas no sistema de aceleração.
O coletivo de queixosos alega que alguns modelos das marcas Toyota, Lexus e Scion têm problemas de aceleração involuntária, que estarão na origem de alguns acidentes fatais nos Estados Unidos.
O acordo, alcançado ontem num tribunal federal da Califórnia, permite à Toyota evitar um processo judicial, bem como eximir-se de qualquer culpa ou responsabilidade pelos defeitos. Em contrapartida, a marca compromete-se a cobrir os custos de substituição dos sistemas afetados ou a indemnizar os queixosos que preferiram desfazer-se dos veículos. «Um dos nossos objetivos primordiais tem sido o de defender vigorosamente a segurança dos nossos veículos, e acreditamos que o fizemos» ao estabelecer o acordo, afirma Mike Michels, porta-voz da Toyota, citado pelo Wall Street Journal.
Segundo a mesma fonte, a imagem da Toyota tem sido prejudicada nos últimos anos no mercado norte-americano por causa de defeitos (alguns relacionados com os pedais) que obrigaram a marca a recolher milhões de veículos – só entre 2009 e 2010 foram chamados à revisão cerca de oito milhões de automóveis. A marca ficou sob escrutínio público depois de, em 2009, um polícia da Califórnia ter perdido o controlo do seu Lexus ES 350, provocando a sua morte e a de mais três passageiros. O acidente obrigou o CEO da fabricante, Akio Toyoda, a fazer um pedido de desculpas público.
Em Outubro passado, a Toyota ordenou a recolha de 7,43 milhões de veículos à escala mundial, após ter detetado um potencial problema nos vidros elétricos em quatro modelos. Em Portugal, a marca chamou à revisão cerca de 21 mil veículos devido a este problema.

Recuperar a liderança mundial
Apesar dos problemas e dos vários processos que tem sido alvo, a Toyota prepara-se para recuperar o título de maior fabricante mundial de automóveis este ano, segundo a agência financeira Bloomberg. A marca nipónica estima fechar 2012 com um aumento das vendas na ordem dos 22%, para 9,7 milhões de veículos comercializados – um novo recorde desde o ano 2000.
Além disso, a Toyota estima vender 9,91 milhões de unidades em 2013 – incluindo as vendas das subsidiárias Hino Motors e Daihatsu Motor –, apesar de esperar uma quebra de 15% no mercado doméstico, o japonês.


 Fonte: Marketeer
Joni Vinagre 28629

Sem comentários: