O Ano Europeu dos Cidadãos coincide com o 20.º aniversário da introdução da cidadania da UE, aquando da entrada em vigor do Tratado de Maastricht em 1993. O ano de 2013 será também o ano em que a Comissão adoptará a próxima edição do Relatório sobre a Cidadania da UE, no qual serão apresentadas novas iniciativas específicas para eliminar os obstáculos que ainda impedem os cidadãos de exercerem plenamente os seus direitos. Sendo o ano que antecede as eleições europeias de 2014, é também o bom momento para organizar um amplo debate sobre o futuro da UE.
A fim de preparar o terreno para o Ano Europeu, a Comissão decidiu proceder, entre 9 de maio e 9 de Setembro de 2012, a uma vasta consulta pública para averiguar junto dos cidadãos os problemas com que estes se deparam no exercício dos seus direitos enquanto cidadãos da UE. Os contributos, que estão agora a ser analisados, serão integrados no Relatório sobre a Cidadania da UE, que deverá ser publicado em 9 de maio de 2013.
No âmbito do Ano Europeu, alguns políticos começaram a dialogar directamente com os cidadãos sobre o futuro da Europa. Esses debates irão ter lugar em toda a União ao longo de 2013. Os primeiros debates realizados tiveram lugar em Espanha, na Áustria e na Alemanha e muitos outros serão organizados.
O Ano Europeu dos Cidadãos será oficialmente lançado através de um debate com os cidadãos que terá lugar em Dublin, em 10 de Janeiro de 2013, coincidindo com o início da presidência irlandesa do Conselho.
Todos os cidadãos podem participar nos debates: http://ec.europa.eu/european-debate/interactive_map/estonia/index_pt.htm.
Telma Monteiro Nº27823
Sem comentários:
Enviar um comentário