quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O ano de 2013 será o Ano Europeu dos Cidadãos: tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Junte-se ao debate!


O Ano Europeu dos Cidadãos coincide com o 20.º aniversário da introdução da cidadania da UE, aquando da entrada em vigor do Tratado de Maastricht em 1993. O ano de 2013 será também o ano em que a Comissão adoptará a próxima edição do Relatório sobre a Cidadania da UE, no qual serão apresentadas novas iniciativas específicas para eliminar os obstáculos que ainda impedem os cidadãos de exercerem plenamente os seus direitos. Sendo o ano que antecede as eleições europeias de 2014, é também o bom momento para organizar um amplo debate sobre o futuro da UE.
A fim de preparar o terreno para o Ano Europeu, a Comissão decidiu proceder, entre 9 de maio e 9 de Setembro de 2012, a uma vasta consulta pública para averiguar junto dos cidadãos os problemas com que estes se deparam no exercício dos seus direitos enquanto cidadãos da UE. Os contributos, que estão agora a ser analisados, serão integrados no Relatório sobre a Cidadania da UE, que deverá ser publicado em 9 de maio de 2013.
No âmbito do Ano Europeu, alguns políticos começaram a dialogar directamente com os cidadãos sobre o futuro da Europa. Esses debates irão ter lugar em toda a União ao longo de 2013. Os primeiros debates realizados tiveram lugar em Espanha, na Áustria e na Alemanha e muitos outros serão organizados.
Ano Europeu dos Cidadãos será oficialmente lançado através de um debate com os cidadãos que terá lugar em Dublin, em 10 de Janeiro de 2013, coincidindo com o início da presidência irlandesa do Conselho.

Todos os cidadãos podem participar nos debates: http://ec.europa.eu/european-debate/interactive_map/estonia/index_pt.htm



Telma Monteiro Nº27823

Sem comentários: