No início dos anos 70, quando o fax foi introduzido no mundo dos negócios, muitas PME´s demoraram a adoptar esta tecnologia.
Razões?
O equipamento era caro, pouco cómodo e mesmo difícil de utilizar e até
ocupava a linha telefónica. Mas, mais importante: significava uma
mudança na forma de actuar.
As
evidentes vantagens na produtividade, na condução de acções de
Marketing, o facto de o equipamento se pagar a si próprio com rapidez,
não foram logo percebidas e os empresários levaram o seu tempo a
convencer-se destes benefícios.
Mas o que tem a máquina de fax a ver com o Internet Marketing?
MUITO!
Apesar
de todos os estudos que provam a sua eficácia, o Internet Marketing tem
sido utilizado no Mundo, sobretudo pelas maiores empresas. Para muitas PME´s o Web Marketing é como a velha máquina de fax.
Só
que, ignorar hoje as vantagens do Web Marketing custa muito mais às
empresas em desperdício de ganhos, do que custou manter o velho correio
postal em vez do fax.
Para
perceber porquê muitas PME´s se mantêm ainda tão relutantes em investir
em Soluções de Internet Marketing (“IMS – Internet Marketing Solutions)
a conduziu com a “Research International” uma pesquisa em várias zonas do Mundo Ocidental.
Concluiu-se
que, independentemente da sua localização geográfica, os donos das
PME´s têm uma ideia errada, ou nenhuma ideia, do que é e do que pode
fazer o Marketing na Internet pelo seu negócio.
1º MITO: “O meu negócio não precisa de Internet Marketing”
Foi generalizada a falta de percepção da necessidade do I.M. mas não houve nenhum Pequeno ou Médio Empresário bem sucedido que negasse a necessidade de dar a conhecer o seu negócio.
Actualmente
os grandes motores de busca na Internet, como o Google ou o Yahoo, têm
muitos milhares de categorias de negócios nos seus directórios: desde o
comércio tradicional, aos serviços especializados, ás diferentes áreas
de produção, até aos muito pequenos negócios.
A
realidade hoje é que quem tem um produto ou serviço para vender, deve
perceber que os seus potenciais Clientes vão procurá-lo online, ou seja,
na Internet. Por isso, o grande objectivo das PME´s é serem encontradas por quem quer que seja que precise de adquirir o seu produto ou serviço.
2º MITO: “O Internet Marketing é muito caro”
Naturalmente todos os Pequenos e Médios Empresários são muito sensíveis aos custos; mas é um equívoco pensar que o I.M. é caro.
De facto as Soluções de Internet Marketing são muito mais “cost effective”, (ou seja económicas
em termos dos benefícios reais produzidos pelo dinheiro aplicado) do
que os meios tradicionais conhecidos pelos Pequenos e Médios Empresários
para dar a conhecer o seu negócio. Por exemplo, um pequeno anúncio em
directórios telefónicos, como páginas amarelas, pode custar várias
centenas de euros por ano, e não garante que atrai para a PME anunciante
quaisquer contactos, muito menos os de potenciais Clientes, ou seja o
contacto apenas de quem necessita dos produtos ou serviços que a PME
anuncia.
Com
um orçamento até menor, uma campanha de Marketing online num motor de
busca (Google, Yahoo, outro...) só atrai para o site da empresa as
entidades interessadas nos seus produtos ou serviços, ou seja, impacta
quase exclusivamente o mercado alvo da empresa.
As
tradicionais acções de Marketing Directo ou anúncios nos “media” são
substituídos com menor custo e mais eficácia por campanhas de “e-mail
Marketing” ou “ofertas” online que atraem o segmento de mercado que é o
alvo do negócio da empresa, e não quem o não é.
E como as ferramentas de Internet Marketing
são disponibilizadas com muito mais rapidez que os meios publicitários
tradicionais, as PME´s ficam habilitadas a responder mais depressa a
quaisquer alterações do mercado.
3º MITO: “As empresas de Internet não são confiáveis; nunca sei em quem acreditar”
Mesmo para as PME´s que percebem as vantagens do Internet Marketing, a questão de quem escolher para fornecedor é muitas vezes uma dificuldade para avançar.
Então
para as PME´s não familiarizadas com as vantagens do Web Marketing, a
escolha de um fornecedor confiável pode ser mesmo assustadora. Mas vale a
pena o esforço, porque o receio de fazer a escolha errada de fornecedor
leva muitas vezes a desistir o que coloca estas PME´s fora das actuais potencialidades do mercado.
Qual
a melhor atitude a tomar? Escolher o seu fornecedor de Soluções de
Internet Marketing como escolhe qualquer outro fornecedor de serviços
especializados: pergunte, peça opinião de amigos, ou mesmo só
conhecidos; não decida baseado apenas no preço, porque muitas vezes as
propostas são boas demais para ser verdade; informe-se sobre a
experiência dos fornecedores que está a avaliar, visite os seus sites;
veja há quanto tempo estão no negócio de Internet Marketing; obtenha testemunhos
de Clientes desses fornecedores; não esqueça que qualquer empresa com
reputação está disponível para partilhar consigo todas estas
informações....
O
importante é que os donos/gestores das PME´s sejam proactivos não
deixem que antigas formas de pensar o negócio os levem a sufocar a sua
capacidade de crescimento.
As
PME´s que continuam a ignorar as oportunidades do Internet Marketing
arriscam-se a ficar para trás dos seus concorrentes que já ultrapassaram
estes três mitos e descobriram que, muitas vezes, mudar a forma como as coisas são feitas é uma escolha muito rentável.André Albuquerque, 29449
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