segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Volkswagen completa aquisição da Porsche



Volkswagen completa aquisição da Porsche


Depois de alguns anos de negociações marcadas por avanços e recuos, o grupo Volkswagen chegou a acordo para adquirir a posição maioritária de 50,1% que lhe faltava na Porsche. A operação ronda os 4,46 mil milhões de euros e deverá estar concluída já em Agosto.
O negócio parece entrar finalmente nos eixos depois de a Volkswagen ter conseguido um acordo junto das autoridades fiscais alemãs que lhe permite evitar o pagamento de impostos no valor de mil milhões de euros. A operação, que estava apenas prevista para 2014, inclui o valor dos dividendos que a holding da Porsche iria receber e metade do valor das sinergias previstas com a fusão, segundo a agência Bloomberg.
As duas companhias alemãs tinham acordado a fusão em 2009 depois de a Porsche ter acumulado mais de 10 mil milhões de euros na sequência de uma tentativa falhada de comprar a Volkswagen, que quase a conduziu à falência. Agora, o acordo alcançado irá permitir que a fabricante de carros deportivos integre, a partir do dia 1 de Agosto, o portefólio do grupo Volkswagen, que inclui marcas de luxo como Bentley, Bugatti e Audi, marcas de camiões como MAN e Scania, e marcas low cost como Skoda.
Nos últimos anos, a operação manteve-se em suspenso por questões legais, uma vez que a Volkswagen teria de desembolsar mil milhões de dólares em impostos caso activasse a opção de compra da posição maioritária na Porsche antes de 2014. No entanto, segundo o Financial Times, os advogados das duas empresas encontraram uma lacuna na lei que permite contornar esta questão, ao classificar o negócio como uma restruturação, em vez de aquisição. Desta forma, a Volkswagen evita o pagamento de impostos, uma opção que já foi criticada por alguns políticos germânicos.
Ainda assim, o negócio é «bom para a Volkswagen, bom para a Porsche e bom para a indústria alemã», garante Martin Winterkorn, presidente executivo da Volkswagen. «Combinar os negócio vai tornar a Volkswagen e a Porsche ainda mais fortes – quer financeiramente quer estrategicamente – daqui para a frente», reitera.
O anúncio do acordo fez com que as acções da Volkwagen tenham chegado a subir esta manhã 4,5% para 133,75 euros na bolsa de Frankfurt, de acordo com a Bloomberg.



Fonte: Marketeer

Joni Vinagre  Nº28629

Sem comentários: