Estamos a passar duma época do teclado, do rato e do conceito de interface gráfica, para uma era do toque, da voz e do gesto. Esta era fica marcada pela forma como interagimos uns com os outros e com o mundo, através dos social media, a grande força, tanto em oportunidades como em ameaças. Mas a assumir-se também como um meio de relacionamento e envolvimento entre os consumidores e as marcas.
Tudo isto está a revolucionar a forma como o marketing vê o mercado e os clientes, os alvos da sua existência.
Na lógica do comportamento do consumidor e do posicionamento das empresas e das marcas, vamos olhar para algumas tendências que vão fazer parte de nós no ano 2013:
- CRM Social – Customer relationship management - Gestão de Relacionamento com o Cliente
Será que as empresas conhecem verdadeiramente o cliente? É aqui que surge o CRM Social. O CRM Social é o uso dos serviços das Redes Sociais, que utiliza técnicas e tecnologia que permite às organizações o envolvimento com os seus clientes. Paul Greenberg define o CRM Social como uma filosofia e uma estratégia de negócio, apoiado por uma plataforma tecnológica, regras de negócio, workflows, processos e características sociais, concebido para envolver o cliente numa conversa colaborativa, a fim de fornecer um valor e um benefício mútuo, num ambiente de negócio confiável e transparente. É a resposta da empresa à conversa e à semântica do cliente nas redes sociais.
O CRM social começa a ser usado como monitorização das redes sociais, onde as organizações estão nos novos meios como o Facebook , Twitter , LinkedIn, Pinterest, entre outras, para tornarem relevantes os seus produtos e marcas e, reagirem de acordo com o comportamento dos utilizadores/consumidores.
A tecnologia consegue extrair das redes sociais toda a informação necessária para conhecer o cliente e ter uma relação mais duradoura e rentável. Os clientes estão a tornar as empresas mais sofisticadas e exigem delas o acompanhamento necessário ao desenvolvimento e à inovação e criatividade pelos produtos ou pela comunicação.
- Customização – a personalização – “Os fatos feitos à medida”
Por isso, as marcas vão investir em autenticidade e experiências individuais, “com fatos feitos à medida”. Os clientes vão ter a tendência de controlar o que querem fazer e o que querem comprar!
- A Web Social + móvel = “Social Mobile”
Acredito que a maioria das empresas ainda não está preparada para isso.
A Web Mobile Social, através dos smartphones e tablets, significa que os clientes, colegas de trabalho e amigos, partilham as suas experiências digitais e que isso será otimizado na partilha de dados sobre as empresas, marcas, produtos e serviços, sem se estar ligado a um PC ou à Televisão. A Comunicação bidireccional vai ser uma realidade!
Por exemplo, o Instagram foi desenvolvido para Social Mobile em vez da web tradicional, enquanto o Facebook nasceu no PC. Penso que o ano 2013 será o início desta revolução.
- Comércio nas Redes Sociais
- As Imagens e o Visual
- Tudo em todos os lugares
Os tablets vieram para ficar e estão a tirar quota de mercado aos portáteis. Foi no quarto trimestre de 2010 que o número de smartphones e tablets no mundo ultrapassou o de PC’s, como o que aconteceu em 2002, quando o número de telemóveis ultrapassou o de telefones fixos.
Os profissionais de marketing não podem ignorar esta tendência e devem pensar em acções para esta procura.
Nos EUA, o número de adultos com tablets subiu de 2% em 2009, para 29% em 2012, segundo o Pew Research Center. Segundo um estudo recente, o maior desejo de quase metade (48%) das crianças de 6 a 12 anos nos Estados Unidos é ter um iPad, à frente do desejo da Wii (39%). O iPad mini (36%) surge em terceiro, segundo os números da Nielsen.
- Tecnologia com recurso à voz
- SEO – Optimização para motores de busca e SMO Optimização dos Social Media
O SEO e o SMO começam a estar integrados e são uma oportunidade para o Marketing. Vai tornar-se relevante o conteúdo que os utilizadores partilham e é replicado nos motores de busca.
- Os nossos dados estão na nuvem
- As redes sociais podem substituir os media tradicionais
É esta a opção dos utilizadores e clientes das marcas. As pessoas estão de igual para igual. O facto de se poder fazer mais, com menos, torna a receita apetecível para todos, especialmente para as empresas.
- Envolvimento dos clientes
Em síntese, Estamos a viver em plena revolução tecnológica. Devemos fazer retrospectivas de 2012 e olharmos o novo ano de 2013 como o ano em que a tecnologia vai continuar a influenciar a forma como trabalhamos e vivemos. Vamos passar duma época do teclado e do rato para uma era do toque, da voz e do gesto. Uma era que ficará marcada pela forma como interagimos uns com os outros e com o mundo, através dos social media, a grande força, tanto em oportunidades como em ameaças, mas a assumir-se também como um meio de relacionamento e envolvimento entre os consumidores e as marcas. Uma era que está a revolucionar a forma como o marketing vê o mercado e os clientes, os alvos da sua existência.
Fonte: http://www.jorgemanuelbraz.com/2012/12/28/as-tendencias-do-marketing-em-2013/
Raquel Rebelo
Nº 29066
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