terça-feira, 15 de janeiro de 2013

HP retoma liderança no mercado mundial de PCs, diz pesquisa

Embora não tenha aumentado o número de embarques de PCs no quarto trimestre, a HP retomou a liderança mundial das vendas de computadores no período.


O posto estava sendo ocupado pela chinesa Lenovo desde outubro de 2012, após reinado de seis anos da HP.

A companhia americana encerrou o quatro trimestre com participação de mercado de 16,2%. A Lenovo ficou em segundo lugar, abocanhando uma fatia de 15,5% no período.
O vigor da chinesa Lenovo é aparente, no entanto, quando se trata do número de embarques. Entre outubro e dezembro, as exportações da Lenovo cresceram 8,2% em comparação com o último trimestre de 2011, para 12,9 milhões de unidades. Já os embarques da HP recuaram 0,5%, para 14,7 milhões, de acordo com dados da Gartner.
Segundo analistas da Gartner, a retomada da liderança pela HP foi resultado de uma estratégia bem-sucedida para o lançamento de máquinas com o Windows 8, da Microsoft. De acordo com a companhia de pesquisa de mercado, a HP conseguiu firmar grandes acordos com varejistas para se beneficiar da chegada ao mercado do novo sistema operacional.
No mercado americano, a HP conseguiu ampliar vantagem sobre a segunda colocada, a também americana Dell. Entre outubro e dezembro, abocanhou uma fatia de 26,6% do mercado de PCs dos Estados Unidos, ante 19,2% da Dell. No último trimestre de 2011, as companhias tinham participações de 23,1% e 22,5%, nessa ordem.

Mercado encolhendo
Os embarques de computadores totalizaram 90,3 milhões no quarto trimestre do ano passado, uma queda de 4,9% em relação com o mesmo período de 2011. Nos Estados Unidos, houve recuo de 2,1% nas entregas de PCs. Já na Europa, no Oriente Médio e na África, o desempenho foi 9,6% menor no quarto trimestre de 2012.

A fraqueza da economia mundial não é o único fator que explica o resultado da indústria de PCs. Segundo analistas do Gartner, há algum outro problema além da atual conjuntura econômica. “Os tablets mudaram dramaticamente o cenário para a indústria de PCs, nem tanto por 'canibalizar' as vendas, mas por levar usuários de PCs a consumir tablets em vez de substituir computadores obsoletos”, disse Mikako Kitagawa, principal analista da Gartner.

Ao contrário do que se esperava, o lançamento do sistema operacional Windows 8, da Microsoft, não revigorou a indústria de PCs. O fato de muitos fabricantes terem optado por não fabricar equipamentos com tela sensível ao toque reprimiu a demanda por máquinas baseadas no novo software.
Priscilla Machado nº 31443

Sem comentários: