O ex-basquetebolista do Aveiro Basket, da Ovarense e da Selecção Nacional Miguel Rodrigues explica hoje, na conferência “Merchandising 2015 – O Futuro Agora”, promovida pelo IPAM Aveiro, de que forma é que as entidades desportivas nacionais podem incrementar o lucro através da aposta no negócio do merchandising.
A venda de camisolas continua a ser a
maior fonte de receitas de merchandising. De acordo com estudos
recentes, o Manchester United e o Real Madrid comercializam cerca de 1,4
milhões de tshirts por ano.
Durante a conferência, Miguel Rodrigues
vai explicar, entre outros aspectos, as razões que levam o adepto de
desporto a despender mais de 50 euros para adquirir um determinado
produto do seu clube. De que forma é que a compra de um artigo oficial
pode representar a identificação do indivíduo com um determinado grupo
homogéneo de pessoas? Estas são algumas das questões às quais o orador
também dará resposta durante a iniciativa.
De referir que durante a temporada
2009/10, as cinco principais ligas europeias arrecadaram 631 milhões de
euros em receitas de merchandising e direitos de licenciamento, números
que demonstram bem o potencial deste mercado. Durante o evento –
promovido no âmbito da Unidade Curricular “Laboratório de Consumo
Individual e Doméstico” –, Miguel Rodrigues analisa de que forma é que
variáveis como o sucesso desportivo, o tamanho do mercado doméstico e o
número de adeptos dentro e fora do país influenciam o desempenho das
equipas neste campeonato de milhões.
Ricardo Gugel Nº25343
Fonte: Marketeer
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