sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Está a aproveitar as potencialidades do email marketing?

No que toca ao email marketing, mais de 85% dos marketeers não estão a aproveitar a sua base de dados, acreditando que podiam fazer mais com a informação que possuem sobre os clientes. A conclusão é de um estudo da Emailvision, empresa de serviços de software para email, mobile e social media marketing, no âmbito do qual foram inquiridos mais de 700 profissionais de marketing online em cargos de direcção e superiores, com algumas perguntas-chave frequentemente levantadas por email marketeers.
O email marketing continua a ser uma peça importante nas estratégias dos online marketeers, como fizeram notar as respostas dos inquiridos. 69,24% defende que a sua importância cresceu nos últimos dois anos, ao passo que 20,08% acredita que manteve a mesma importância na sua estratégia global de marketing. São 5,34% os que assumem que terá perdido importância, quando comparada com outras actividades.
O estudo não deixou dúvidas: os online marketeers entendem a importância de segmentar e personalizar as campanhas de email. No entanto, apenas 20,22% dos inquiridos procede à personalização do conteúdo das suas campanhas. Mesmo que 58,29% realize alguma personalização, envia, ao mesmo tempo, campanhas standardizadas.
Ainda que não estejam a ser completamente aproveitadas, a segmentação e a personalização são vistas como factores cruciais, ou não fossem mais de 97% dos inquiridos a acreditar que é importante enviar campanhas de email que tenham em conta estes elementos. No entanto, apenas 20% os considera em todas as suas campanhas.
58,22% dos profissionais, por sua vez, acredita que uma alta taxa de click-through é o elemento-chave para determinar o sucesso relativo das suas campanhas, seguido por uma alta taxa de abertura (23,96%). A maioria dos directores de marketing entende a importância de segmentar e personalizar, bem como o potencial dos dados sobre os consumidores. No entanto, muitos ainda não fazem o necessário para maximizar o ROI das suas campanhas.
De acordo com e Emailvision, 2012 vai ser o ano em que os online marketeers vão ter “a oportunidade de aprofundar a sua visão da base de dados de clientes”, e de tomarem consciência “do retorno que uma boa segmentação e personalização oferecem”, informa a empresa em comunicado.

Fonte: Marketeer Online
Micaela Salgueiro Nº25032

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