Para atrair anunciantes, YouTube oferecerá garantias de audiência.
Adotando táticas já consagradas na televisão, o YouTube anunciou esta semana que oferecerá garantias a anunciantes que programarem sua publicidade com antecedência. De acordo com o Wall Street Journal, os anúncios se manterão no ar até atingirem um mínimo de audiência e quem se comprometer com os 5% de vídeos mais vistos terá espaço especial no site.
Para Jordan Bitterman, estrategista-chefe da empresa de mídia Mindshare, a nova política "irá tornar mais fácil para gerentes-chefe de marketing se sentirem mais confortáveis em comprometer orçamentos de publicidade que não eram específicos para o YouTube ou vídeos no Google".
Enquanto a prática de reservar parte do orçamento de publicidade para certos canais de televisão já é comum para grandes empresas, o mesmo não acontece com frequência em relação ao YouTube. Por causa da grande quantidade de conteúdo do site, profissionais de marketing não se sentem compelidos a se comprometerem com antecedência, podendo esperar para comprar espaço de última hora. A nova tática deve mudar esse cenário.
Nos Estados Unidos, gastos com publicidade em vídeos online ainda são pequenos comparados à televisão: estima-se que eles aumentem em 41% esse ano e atinjam US$ 5,8 bilhões, frente aos US$ 68,5 bilhões previstos para a televisão em 2014. O Google (que é dono do YouTube) é a principal empresa desse mercado, com o Facebook ocupando o segundo lugar.
A nova proposta do YouTube de oferecer garantias de audiência deve agradar a profissionais do marketing, mas outras táticas da publicidade na televisão ainda devem fazer falta. Por ora, os novos contratos não permitem muita flexibilidade, por exemplo, para adiar os anúncios em caso de necessidade. No final de abril, o Google pretende fazer uma apresentação sobre suas novas ofertas em publicidade.
Nélia Fernandes 31535
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