Com o ano 2014 já no meio do percurso, são quase inevitáveis os estudos e análises que pretendem indicar as direcções sobre os caminhos que irão ser seguidos os diversos canais digitais:
Content Marketing
Com os algoritmos a darem maior importância aos conteúdos, à sua relevância, interesse e originalidade, esta será uma aposta de continuidade por parte dos gestores de marketing. O mesmo estudo da AdAge refere um possível aumento do investimento na produção de conteúdos, que poderá ser seguido por cerca de 75% dos marketeers.
Geração de Leads em Social Media
Um estudo da HubSpot, datado de 2013, refere que as redes sociais são responsáveis pela geração de praticamente o dobro de leads e contactos potenciais, quando comparado com o desempenho de outros canais, como o telemarketing ou, nalguns casos, do PPC ou email. Além disso, o bom retorno em termos de leads pode ser conseguido com valores médios de CPL mais baixos que noutros canais. Perante este cenário, não será um canal a por de parte: investimento mais reduzido, melhor custo por lead, facilidade de difusão de conteúdos e mais uma alavanca de tráfego para o site.
Search Engine Optimization
Apesar das muitas alterações nos algoritmos, na classificação de sites, o SEO continua a ser uma peça importante na estratégia de marketing digital. Com perto de 33% do tráfego em pesquisa orgânica a ser recolhido pelos sites nos primeiros lugares das páginas de resultados (segundo estudo da Search Engine Watch), o esforço continua claramente a ser importante, sendo necessário uma adaptação às modificações que vão sendo introduzidas nos algoritmos e um acompanhamento da concorrência e das boas práticas do sector.
Search Engine Advertising
Um clássico do marketing digital, só o Google AdWords deverá ter atingido um volume de 14,4 biliões de dólares em 2013. Esta tendência deverá permanecer, associada ao desenvolvimento do content marketing, como forma de atrair visitas aos sites e como fonte de leads de qualidade.
Mobile Marketing
Continuando o seu crescimento, registado nos últimos anos, o canal mobile manterá o seu peso e importância, ajudado por algumas novidades, como a maior facilidade de análise do comportamento de utilizadores de dispositivos móveis, que permitirá ajustar estratégias em função de resultados.
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