quinta-feira, 22 de maio de 2014

Papel de tabuleiro vira jogo de futebol mobile no Giraffas

A agência Mood transformou o papel de tabuleiro do Giraffas, grande rede de restaurantes, num campo de futebol para a aplicação que pretende dar um tempero a mais às refeições dos clientes.
Mais de 4 milhões de papéis de tabuleiro “GiraGol” já foram distribuídos entre as unidades do Giraffas no Brasil.

Ao receber a sua refeição, o cliente verá, no papel de tabuleiro, o convite para fazer o download do aplicativo e, em seguida, para destacar a bolinha de papel e iniciar o jogo que consiste numa disputa de pênaltis.
Primeiro, é preciso programar o guarda-redes indicando o local do golo em que ele fará a defesa. Depois é só dar um “chuto” com os dedos na bolinha de papel em direção à meta.
Após o lance, a bola projeta-se para dentro da tela, onde o desafio é escapar da defesa do guarda-redes.
Esse, desenvolvido em animação numa parceria com a Pixellabs, é acionado assim que a bola tocar na tela do smartphone.
O reconhecimento da bolinha de papel pela tela do celular, só foi possível após diversos testes realizados pela agência, que chegou a uma combinação de três diferentes ferramentas encontradas nos telemóveis: câmara frontal, acelerômetro e microfone.
Primeiro, a câmara reconhece o papel de tabuleiro e a distância do “chuto”, atribuindo diferentes pontuações para cada uma delas.
O acelerômetro calcula a trajetória e reconhece o impacto da bola na tela, ativando o movimento do guarda-redes.
O microfone, por sua vez, reconhece o local do impacto, determinando a área do golo onde a bola virtual deverá aparecer.
O “GiraGol” pode ainda ser jogado em equipa. Basta apenas conectar-se ao telemóvel de outra pessoa, por meio do Bluetooth.
Enquanto um jogador chuta, o outro é responsável por escolher previamente o local de defesa do guarda-redes. Em seguida os papéis alternam-se.
Além dos jogadores, o aplicativo também conta com a claque, que reage de acordo com cada lance. Os resultados da disputa podem ser compartilhados pelos usuários nas suas redes sociais.
Para jogar é imprescindível o uso do papel de tabuleiro e de bolinhas de papel que não sejam da cor branca.

O aplicativo “GiraGol” já está disponível para download em smartphones iOS, na AppStore e para Android a partir do dia 23/5, no Google Play Store.



http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/papel-de-bandeja-vira-jogo-de-futebol-mobile-no-giraffas

Diana Santos nº 29584

Sem comentários: