quarta-feira, 21 de maio de 2014

eBay pede a utilizadores que mudem "passwords" depois de ataque informático

A plataforma de comércio e leilões electrónicos eBay foi alvo de um ataque informático e vai avisar os utilizadores do serviço para que alterem as suas palavras-passe. Dados financeiros não terão sido atingidos.
eBay pede a utilizadores que mudem 'passwords' depois de ataque informático
De acordo com a Bloomberg, o ataque atingiu uma base de dados com 'passwords' encriptadas, bem como outros dados não financeiros, como nomes de utilizador, datas de nascimento e números de telefone.
A empresa garante contudo que a "actividade não autorizada" não comprometeu os dados financeiros ou informação relacionada com os cartões de crédito dos clientes ou com os dados da PayPal - empresa de pagamento electrónico detida pela eBay -, já que estes elementos se encontram em bases distintas.
O ataque informático terá ocorrido entre Fevereiro e Março passado, com recurso a passwords de empregados da firma. A origem da acção não foi divulgada.
De acordo com o site do eBay, o serviço tem 128 milhões de utilizadores activos. Fundada em 1995, a empresa tem actualmente mais de 500 milhões de produtos listados no site.
Em meados de Dezembro passado, um ataque semelhante atingiu dados de cartões de crédito e débito de 70 milhões de clientes da retalhista norte-americana Target. Nomes de clientes, endereços de e-mail e de correio e números de telefone estavam entre os elementos acedidos por pessoas não autorizadas.
A empresa gastou então quase 20 milhões de euros para recuperar os dados.

Link's úteis: Económico

Telma Monteiro nº27823

Sem comentários: