Google cria novo sistema de "audiências" de publicidade na net
A Google revelou hoje o seu novo sistema de análise de audiências a anúncios online. Chama-se Brand Activate Initiative, foi apresentado na Ad Age Digital Conference e tem como grande propósito levar as grandes empresas a gastarem mais dinheiro em campanhas publicitárias online.
Foi assim que o resumiu Neal Mohan, vice-presidente de publicidade "display" na Google. O responsável escreveu no blogue da DoubleClick, que a Google comprou há alguns anos, como vão funcionar as ferramentas.
Na fase inicial, estarão disponíveis a Active View e a Active GRP. A primeira é uma tecnologia que permite contabilizar impressões vistas, sendo que a nova métrica é "um anúncio que é visível pelo menos a 50% no ecrã durante pelo menos um segundo." Este definição foi já proposta ao Media Rating Council.
A outra é uma nova versão da métrica GRP (gross rating point), tal como usada na publicidade offline para medir o sucesso de uma campanha.
"Como é que tornamos mais fácil para as marcas virarem-se para o digital mais rapidamente que o que têm feito? Como é que elas medem a eficácia destas campanhas", perguntou Mohan na conferência.
Até agora, usavam as ferramentas de análise da Google ou de empresas como a Nielsen e a comScore. Com este sistema, a Google quer redefinir os standards da publicidade online. Faz sentido: é a sua galinha dos ovos de ouro.
Paulo Sardinha 31685
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