sábado, 10 de maio de 2014

Desigual com campanha "altamente ofensiva"

O anúncio que proponho mostrar-vos, foi como referencia ao próprio título, considerada pelos utilizadores "altamente ofensivo". Este pertence à marca Desigual e foi realizado no âmbito do dia da Mãe (passado 4 de Maio).


A mensagem por detrás da campanha seria o facto de uma pessoa depois de grávida se manter bonita com a utilização da roupa da marca espanhola. A polémica instalou-se devido ao facto de, supostamente, a publicidade incitar ou mesmo desvalorizar a capacidade da mulher em se manter sincera e correcta nos seus actos.

Depois da polémica, a marca activou o seu plano de comunicação de crise e apressou-se a pedir desculpa, enunciando como justificação para a criação do vídeo, o humor que lhe está associado, cujo era o seu principal objectivo.


Em termos de marca/empresa, a reacção foi óptima, uma vez que se preocupou em amenizar a polémica e com isso não prejudicar a imagem, nem o seu posicionamento. 
Em relação aos utilizadores: suponho que tenham sido mulheres a queixar-se e até consigo ver a perspectiva delas. No entanto, não acho necessidade de grande alarido. Aquilo que retive ao ver o vídeo foi mesmo o sentido humorístico do anúncio, até tendo em conta o contexto em que é feito, Dia da mãe. Mas então, quem sou eu? Sou só uma delas e não comando nem altero a opinião de ninguém. No fundo, se consideram que o anúncio ofende a sua imagem e integridade, a luta contra este foi uma óptima atitude.

No entanto, os meus Parabéns vão mesmo para a marca, que soube focar-se no cliente e assumir o erro.

Já agora, mulheres (e homens também), Opiniões?

Fontes de informação:
http://amulherequemanda.sapo.pt/marca-desigual-com-anuncio-altamente-polemico
http://www.sabado.pt/Multimedia/Videos/Sociedade/Esta-campanha.aspx

Sem comentários: