segunda-feira, 19 de maio de 2014

Facebook está a preparar um concorrente directo do Snapchat

Para já o serviço que vai alegadamente ser apresentado ainda este mês tem o nome de Sligshot e coloca-se como um rival direto da popular aplicação de messaging Snapchat – empresa que o Facebook não conseguiu comprar em 2013.A Slingshot está em desenvolvimento desde que o Facebook não conseguiu concluir a compra do Snapchat em 2013, num negócio que chegou a ser avaliado em três mil milhões de dólares De acordo com o Financial Times é o próprio Mark Zuckerberg quem está a supervisionar a produção do software. 

Escreve o jornal que a aplicação será independente de outras apps do Facebook – como o Messenger ou o WhatsApp – e que vai focar-se sobretudo na componente de vídeo efémero. A área do vídeo foi justamente a última grande aposta do Snapchat e de acordo com a imprensa especializada, a nova funcionalidade foi muito bem recebida junto dos utilizadores. 

Num outro relato mais contraditório o Financial Times diz que a aplicação deve ser lançada até ao final de maio, mas pode acontecer que a mesma possa até nem chegar a ser apresentada. 

Esta não é a primeira vez que o Facebook tenta competir diretamente com o Snapchat, depois de em 2012 ter apresentado a aplicação Poke que permitia a troca de mensagens e imagens que se apagavam sozinhas depois de visualizadas. 

De acordo com os analistas, a rede social está a tentar penetrar o segmento jovem de utilizadores mesmo já detendo duas das aplicações mais populares e usadas por esta faixa etária – o Instagram e o WhatsApp. 

O Facebook tem feito um grande esforço no segmento mobile, uma estratégia que tem trazido os seus frutos já que mil milhões de utilizadores ativos acedem já a partir das plataforma móveis. A rede social tem ainda investido em muitas aplicações independentes, como o Paper, mas nem todas têm tido sucesso – caso do Facebook Poke e Camera que foram eliminadas pela tecnológica no início de maio. 

Sem comentários: