Baseado na sua experiência profissional no FBI, Robin Dreeke, responsável pelo programa de análise comportamental de contra-espionagem do FBI, explica no seu livro como criar empatia nas relações humanas através de 10 técnicas:
1) Estabeleça limites de tempo
Quando iniciar uma conversa com um estranho estabeleça um limite de tempo, como "Preciso apenas de cinco minutos da sua atenção" ou "Eu estou de saída mas gostava de lhe perguntar...", isto para a pessoa que está a ser interpelada ficar a saber que não vai ter de dispor de muito do seu tempo. Caso contrário, a pessoa pode recusar-se a entrar no diálogo com receio de que seja longo.
2) Tenha a certeza de que a sua linguagem não-verbal está alinhada
linguagem verbal deve estar alinhada com a não-verbal. Tanto uma com a outra não devem transmitir ameaça. O sorriso é a técnica não-verbal mais poderosa de todas.
3) Fale devagar
Falar baixo, porque isso demonstra segurança. "Quando uma pessoa fala pausada e claramente, tende a ser mais credível do que as outras que falam muito depressa."
4) Peça ajuda
Peça ajuda. Quando alguém faz um pedido, é da natureza humana querer satisfazê-lo. No entanto, tenha atenção para que o pedido de ajuda não ocupe demasiado tempo da pessoa solicitada.
5) Suspenda o ego
Evite corrigir as pessoas ou fazer qualquer coisa que possa ser interpretada como arrogância. Ouça apenas. Não necessita de contar a sua história. Encoraje o outro a falar mais.
6) Validar os outros
A forma mais simples de fazer isto é escutar os outros.
7) Perguntar: como, quando, porquê
Faça perguntas abertas.
8) Quid Pro Quo
Algumas pessoas não falam muito. Outras acham que estão a falar demais. Nestes dois casos, é aconselhável dar um pouco de informação pessoal para manter a conversa fluida.
9) Dar um presente
A reciprocidade está entranhada na natureza humana. Quando oferece alguma coisa a alguém, essa pessoa sente necessidade de retribuir. Não precisa de ser um grande presente. Oferecer alguma coisa a alguém, tangível ou não, já conta.~
10) Gerir as expectativas
Se não gerir bem as suas expectativas, isso pode resultar em ressentimento e desapontamento. Torne a interação leve. Foque-se nas necessidades do outro e não deixe as suas expetativas crescerem.
fonte: http://visao.sapo.pt/10-tecnicas-do-fbi-que-pode-usar-no-dia-a-dia-para-criar-empatia=f780800#ixzz326VnrDaR
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