Uma subida de 40% do valor de marca
conduziu a Google à liderança do ranking “BrandZ Top 100 Most Valuable
Global Brands 2014”, divulgado pela consultora Millward Brown. A
tecnológica norte-americana destronou assim a congénere Apple, que tinha
dominado o ranking nas últimas três edições.
Segundo o estudo da Millward Brown, a
marca Google está avaliada em cerca de 116 milhões de euros, enquanto a
Apple sofreu uma quebra de 20%, para aproximadamente 108 milhões de
euros. Em terceiro lugar surge outra tecnológica norte-americana, a IBM,
com um valor de 78,6 milhões de euros. Isto “demonstra a importância
central da tecnologia na nossa sociedade e também o poder das marcas
sólidas e que têm a clara missão de ajudar a melhorar as vidas dos seus
clientes”, sublinha a Millward Brown.
O Top 10 fica completo com a Microsoft,
na quarta posição, seguida pela McDonald’s, Coca-Cola, Visa, AT&T,
Marlboro e Amazon (que entra pela primeira vez no Top 10).
Em média, o valor das 100 marcas que
constam no ranking subiu 12%. A marca que apresentou um maior ritmo de
crescimento foi a tecnológica chinesa Tencent, que oferece serviços como
redes sociais e portais de internet, e quase duplicou (97%) o seu valor
de marca, situando-se agora no 14º posto. De resto, o ranking conta com
11 marcas chinesas, o que “demonstra o potencial impacto das marcas
chinesas fora da China”, refere a consultora.
Destaque ainda para o Facebook que, com
uma subida de 68%, foi a segunda marca com maior ritmo de crescimento,
fixando-se no 21º lugar. Já o Twitter (71º lugar) e o LinkedIn (78º
lugar) entraram pela primeira vez este ano no ranking das 100 marcas
mais valiosas do mundo.
O ranking anual da Millward Brown
resulta de uma pesquisa junto de mais de 150 mil consumidores oriundos
de mais de 30 países, através da qual é avaliada a relação que os mesmos
têm com mais de 10 mil marcas. “O estudo revela o poder da marca na
mente do consumidor que cria predisposição para comprar”, sublinha a
consultora.
Confira aqui a lista completa das 100 marcas mais valiosas do mundo.
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