quinta-feira, 1 de maio de 2014

Como é que se cobra publicidade quando ninguém se entende nas audiências?

Como é que se cobra publicidade quando ninguém se entende nas audiências?
A confusão está lançada nas audiências de televisão. A TVI desistiu dos dados da Gfk, a atual fornecedora, juntando-se à críticas da RTP que considera que os dados de audiências não são fiáveis.
O problema poderia ser só uma questão de guerras de audiências. Mas não é. É com base nas audiências que os anunciantes pagam às televisões pela publicidade que transmitem. E a televisão, além de ser o meio em que as marcas mais investem, é aquele que serve de baliza para a definição dos preços nos restantes media, como a imprensa, a rádio, publicidade exterior ou cinema.
Apesar das dúvidas em torno da fiabilidade dos números que saíram para o mercado sobre o desempenho em termos de audiência da estação, a RTP avisou as agências de meios que a faturação de março será feita com base na medição das audiências feitas pela Gfk, apurou o Dinheiro Vivo.
Contatada sobre este assunto, fonte oficial da RTP limita-se a dizer que "a faturação da RTP será feita de acordo com a dos outros operadores de televisão". A TVI, estação que na semana passada decidiu abandonar os dados da GfK, também não quis comentar este tema, nem adiantar se vai seguir o mesmo procedimento da RTP. Comentários só para depois da reunião da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) - organismo de auto-regulação que reúne operadores de televisão, agências de meios e anunciantes - agendada para dia 11.
De acordo com as fontes ouvidas pelo Dinheiro Vivo, a apresentação de qualquer outro tipo de dados nesta fase sequer é uma possibilidade aceite pelo mercado. Afinal, lembram as fontes, há um contrato assinado pelos operadores de televisão, pelas associações das agências de meios e dos anunciantes que determina que são os dados da Gfk, empresa escolhida depois de um concurso público, que servem de base para o cálculo dos montantes a pagar pelos anunciantes às estações de televisão.

Dinheiro Vivo
Cynthia Rodrigues 30174

Sem comentários: