sábado, 12 de março de 2016

Marketing Pessoal: o que é e por que ele é essencial para sua carreira

Você provavelmente já ouviu a velha metáfora: “quem não é visto, não é lembrado”. Pois lembre-se dela: ela é uma das principais máximas do marketing pessoal.
Mas engana-se totalmente quem pensa que apenas ser visto é o suficiente para ter um marketing pessoal de qualidade.
Existem uma série de fatores que devem ser lembrados e estruturados para que você possa ter de fato o efeito esperado.
Mas antes de nos aprofundarmos em questões mais técnicas e práticas, temos de entender o que este conceito de fato nos mostra, afinal entender do que estamos falando é fundamental para que possamos atingir a excelência!

O que é marketing pessoal?

Podemos definir de maneira mais completa possível o marketing pessoal como sendo o conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planejada, que irão fazer com que você atribua um maior valor a sua imagem pessoal.
Em poucas palavras, podemos dizer que o marketing pessoal é atribuir valor a sua imagem.
Muito mais do que apenas se auto promover, ele é um conjunto de maneiras e possibilidades que irão fazer com que as pessoas o vejam de maneira muito mais positiva.
Não confunda jamais marketing pessoal com publicidade.
O marketing sempre é composto por uma série de variáveis, que têm como objetivo o fortalecimento de determinada marca.
No caso do pessoal isto se torna ainda mais evidente já que a marca em questão é a sua própria imagem.
Existem diversas maneiras de melhorar sua imagem e tornar-se referência no que você faz, mas tudo isso precisa ser pensado dentro de um contexto de entrega de valor para as pessoas.
Os velhos conceitos de que apenas ser visto é o suficiente, não cabem mais no mundo em que o branding  é cada vez mais importante.
Neste contexto, temos no marketing de conteúdo a mais poderosa ferramenta de quem quer melhorar  sua imagem, aumentar sua relevância no mercado e tornar-se uma verdadeira autoridade.
Isto tudo já é mais do que suficiente para que você se convença que esta estratégia é fundamental em sua carreira, mas mesmo assim, vamos mostrar de maneira detalhada por que é importante trabalhar seu marketing pessoal!

Marketing pessoal, milhares de razões para você fazer o seu!

Pare para pensar em todos os grandes líderes e empreendedores da humanidade.
Todos eles foram pessoas que romperam com o senso comum e transcenderam a mentalidade vigente.
Agora pense: o que seria deles se estes não tivessem seus feitos divulgados para todas as pessoas ao seu redor?
O que seria de Jesus Cristo sem a Bíblia? Ou de Napoleão Bonaparte sem os registros históricos de suas vitórias? Será que Ghandi seria tão conhecido se suas ideias não tivessem sido perpetuadas?
Todas estas pessoas tiveram grandes obras em suas vidas, mas que só se tornaram conhecidas por que elas foram repassadas e divulgadas para alguém.
É lógico que temos que guardar as devidas proporções destes exemplos citados, mas ser competente e não divulgar seus feitos é a mesma coisa que ter um baú cheio de diamantes, só que no fundo do mar.
Porém, você precisa fazer com que seja notado, mas de uma maneira sutil, sem ser invasivo ou ser taxado de prepotente. Este talvez seja o maior desafio do marketing pessoal!
Sua obra de vida precisa ser divulgada para que as pessoas possam conhecer quem você é de fato, quais suas ideias e de que maneira você pensa em impactá-las.
Para isso, temos uma série de estratégias e técnicas, que, quando bem aplicadas, vão fazer com que você atinja mais pessoas, fortalecendo sua marca.
Veja agora algumas maneiras de impactar as pessoas através do marketing pessoal sem que elas te achem prepotente ou exibicionista:

Marketing pessoal, como fazê-lo corretamente?

Existem diversas situações que formam o ecossistema de sua imagem pessoal. Levar todas elas em conta é a base para que você tenha sua autoridade aumentada e se torne referência.
Veja alguns pontos muito importantes, que não podem ser deixados de lado:
  1. Sua imagem é seu cartão de visitas: não que você tenha que ser um modelo, ou estar sempre com roupas caras. Mas manter uma imagem apresentável é fundamental! A impressão que uma pessoa mal vestida passa faz com que as pessoas não tenham confiança nela. Sempre leve isto em consideração!
  2. Liderança é fundamental: uma pessoa só é bem vista profissionalmente se ela for capaz de liderar pessoas. Esta talvez seja a capacidade mais admirada: afinal, liderança está cada vez mais atrelada a inspirar as pessoas. E quem consegue inspirar pessoas acaba se tornando referência para elas. Por isso, trabalhar os aspectos que estão ligados a liderança é um fator fundamental para o marketing pessoal.
  3. Resolver problemas: nosso valor profissional é medido pela quantidade de problemas que conseguimos resolver. Se você faz o que todos fazem não pode esperar ser lembrado de maneira diferente! Uma pessoa que sabe resolver problemas acaba se destacando em qualquer lugar e com isso, sua marca fica mais evidente.
  4. Entregue valor: entender que tipo de valor as pessoas esperam de você é o ponto de partida para uma estratégia de marketing pessoal. Depois disso, estipular seus pontos fortes e entregar valor as pessoas que o cercam. É fundamental para seu marketing pessoal.
Talvez você já tenha reparado, que grande parte dos componentes do marketing pessoal podem ser trabalhados através de boas estratégias de conteúdo.
Para isso estipular locais, maneiras e técnicas de como entregar conteúdo que vá te tornar referência é muito importante. Veja como fazer isso:

Como o conteúdo de qualidade afeta seu marketing pessoal?

Sabe aquele profissional que posta conteúdos de alta qualidade em suas redes sociais? Pois é, ele está trabalhando seu marketing pessoal! O mesmo vale para os profissionais que têm seus blogs pessoais.
Mas engana-se quem pensa que apenas colocar conteúdos aleatórios é suficiente. Você precisa inovar e, principalmente, inspirar as pessoas.
Desta forma, seu conteúdo precisa ser construído de acordo com estratégias, pensado de acordo com o público que você quer atingir.
Para isso, planejamento e avaliação constante são fundamentais!
Com isso tudo, só resta a você se convencer (como se já não estivesse) que o marketing pessoal é fundamental para destacar-se. E o conteúdo pode ser a escada que vai fazer você chegar a locais mais altos!
Agora que você já conhece o marketing pessoal, que tal aprender de maneira mais aprofundada o que é marketing e como ele surgiu? Confira nosso artigo: O que é Marketing: tudo que você precisa saber sobre o assunto.


http://marketingdeconteudo.com

Enviar um comentário