“Like a Girl” acusa emojis de sexismo
A campanha “Like a Girl” da Always está de volta com um novo capítulo dedicado aos emojis. Contudo, se a maior parte das marcas tem utilizado e louvado estes símbolos pelo seu potencial no Marketing, a Always faz deles um alvo para acusações de sexismo. O mais recente vídeo da campanha, assinado pela Leo Burnett, conta com os testemunhos de jovens raparigas a quem foi perguntado se sentiam que os emojis disponíveis as representavam.
Partindo do dado estatístico, presente no vídeo, de que “as raparigas enviam mais de mil milhões de emojis todos os dias”, a marca alerta para os estereótipos encerrados nos símbolos disponíveis para representar as mulheres. No teclado standard Unicode, a maioria dos emojis femininos dizem respeito a princesas, noivas e a actividades como pintar as unhas.
Em Novembro do último ano, a Dove apercebeu-se do mesmo problema de diversidade, nesse caso a nível capilar, e colocou mãos à obra. A marca apresentou um teclado de emojis com mulheres com cabelo encaracolado, já que até à data existiam apenas mulheres com cabelo liso.
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