Fora das quatro linhas, a luta acende-se entre as principais marcas mundiais.
Fora do terreno do jogo, são várias as estrelas do futebol mundial que utilizam headphones da Beats com as cores do país que representam. No entanto, o gesto, aparentemente inocente, incomodou um dos patrocinadores oficiais do evento, a Sony. E a FIFA optou por uma solução drástica e proibiu os jogadores de utilizarem os equipamentos da marca americana nos estádios e nas conferências de imprensa.
A Sony presenteou todos os jogadores que participam na fase final do campeonato do mundo com os mais recentes headphones da marca. Contudo, foram muito poucos os atletas que se renderam a este gadget, preferindo em vez disso utilizar os auscultadores da Beats By Dr. Dre - marca que foi adquirida no mês passado pela Apple - antes dos jogos, durante os treinos e até nas conferências de imprensa.
Ellen Petry, especialista em marketing, em declarações à agência Reuters, sublinhou que “quando os fãs vêem os atletas no Mundial a utilizarem os seus Beats nos tempos livres, por escolha, a acção tem tanto impacto como vê-los a atarem os atacadores das chuteiras Adidas ou a beberem uma bebida patrocinada”.
Para a especialista em marketing a decisão drástica da FIFA, pode ter o efeito contrário para a Sony, uma vez que o facto de a marca de auscultadores não ser patrocinadora da prova, faz com que a mensagem chegue ao público como “mais autêntica e credível”, e que se sublinhe que os jogadores utilizam os equipamentos da Beats por gosto e não por obrigação.
Nos Jogos Olímpicos de Londres, disputados em 2012, a Beats utilizou também a competição desportiva para aumentar a popularidade e ofereceu gratuitamente milhares de auscultadores aos atletas em competição e foram muitos os atletas, de diferentes modalidades, que exibiram o presente durante a prova, sem que a marca americana tivesse que desembolsar qualquer verba ao Comité Olímpico.
Antes do início do Mundial, a Beats lançou um vídeo emotivo no Youtube sobre a competição, denominado “o jogo antes do jogo”. O anúncio, que conta com a presença de várias estrelas da competição, nomeadamente o brasileiro Neymar, o alemão Goetze, o holandês Van Persie e o mexicano Chicharito Hernández, tem mais de 15,5 milhões de visualizações no Youtube.
Fonte: Publico.pt
André Carrola
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