Cada vez mais as redes sociais estão a tornar-se uma presença constante nos meios relacionados com marketing. São referidas em certos casos como as salvadoras das marcas, marcas estas que em certos casos estão com problemas de comunicação e ao aderirem a uma ou várias redes sociais podem ver uma solução a curto/médio prazo para os seus problemas, contudo não só estas marcas estão presentes nas redes sociais, ate as grandes marcas com elevados volumes de venda.
Claro que o facto de uma marca aderir a uma rede social numa primeira vista só trás vantagens, baixos custos de comunicação, uma comunidade crescente e cada vez mais interactiva. Numa primeira vista as organizações só têm vantagens ao aderirem às redes sociais.
Segundo vários dados recolhidos, o poder das respectivas redes na hora de tomada de decisão de compra está a ter uma importância crescente. Exemplo disso, segundo vários estudos é o facto de 67% dos consumidores optarem por marcas que seguem no Twitter e 51 % por marcas presentes no Facebook.
Tudo isto são vantagens, parece que é uma moda que veio para ficar. Em certos casos os próprios consumidores exigem que a marca tenha presença numa rede social e que nesta coloque as suas promoções e/ou novidades. Para os consumidores a página Web oficial da marca já não é o suficiente, estes necessitam de uma forma mais directa de contacto com a empresa e de partilha de informações, pontos de vista, ou seja, uma maior interactividade.
Grandes marcas que nunca precisaram de se submeter a uma comunicação tão exigente pois, estão presentes nas várias redes, tudo com o intuito de satisfazer uma necessidade crescente nos consumidores, como foi referido anteriormente, a tão famosa interactividade.
Agora a outra parte, as marcas não estarão a dar demasiada importância às redes sociais? Não se estarão a expor demasiado?
Sim, posso parecer um “velho do Restelo”, contudo passo a exprimir a minha opinião. No caso de haver um problema qualquer sobre uma questão técnica com a marca, que anteriormente seria resolvida em jogos de bastidores onde esse problema nunca iria ser do conhecimento do público em geral a não ser que a marca autoriza-se. Com a presença nas várias redes sociais basta um simples comentário de um utilizador para toda a comunidade tomar conhecimento do sucedido.
Não estarão as marcas a dar demasiada importância ás redes sócias e a descurar-se dos restantes meios de comunicação, no meu ponto de vista sim, como todas as modas é passageira e ao descurar-se dos outros meios de comunicação podem perder-se oportunidades aproveitadas pelas outras marcas, perder-se algum know how só adquirido através da experiência e do uso constante e sejamos realistas, as grandes marcas não necessitam deste tipo de comunicação.
Contudo não quero passar a mensagem que as redes sociais são um bicho papão, muito pelo contrário são muito positivas, mas não podem ser consideradas como as salvadoras das marcas, como muitos especialistas estão a querer transmitir.
Filipe Rodrigues
2 comentários:
Não concordo e não percebo esta opinião... deve ter sido escrito em açoreano :).
Mas pronto é uma opiniao que apesar de errada,não deixa de ser a opinião da pessoa que escreveu.
Abraços pessoal
ao contrário do comentário anterior concordo com a opinião do Filipe.
nem todas as marcas necessitam de se comunicar nas redes sociais.
um abraço e boas férias.
José Barbosa (Zé)
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