segunda-feira, 14 de junho de 2010

Personalização da página do Google deu polémica mas já está disponível




Ontem, os internautas que acederam ao Google para fazer pesquisas devem ter notado que o tradicional branco da página tinha sido substituído por fotografias da National Geographic ou de Yann Arthus-Bertrand, ou por imagens de criações de Dale Chihuly, Jeff Koons, Tom Otterness, Polly Apfelbaum, Kengo Kuma, Kwon Ki-soo e Tord Boontje.

Prevista durar 24 horas - o tempo de a Google mostrar aos internautas que eles poderiam, daí em diante, personalizar a página do motor de busca a seu bel-prazer - a operação acabou por ser interrompida ainda durante o dia de ontem, face ao descontentamento dos utilizadores frustrados por não serem acolhidos por uma página com o aspecto de sempre. O Twitter ficou inundado de mensagens que criticavam o novo look da página.

“Nós tínhamos previsto dar uma explicação colocando um link na nossa página de entrada, mas por causa de um bug, o link não esteve visível para a maioria dos utilizadores”, explicou a vice-presidente da Google responsável pelos produtos de pesquisa e serviços aos utilizadores, Marissa Mayer, no blogue do grupo.

“Por causa disso, muita gente pensou que tínhamos mudado a nossa página de entrada de fora definitiva e, em consequência disso, decidimos suspender essa operação mais cedo do que o previsto”, acrescentou.

O fundo de ecrã voltou, por isso, ao seu aspecto normal, a menos que o internauta decida escolher, ele mesmo, um novo fundo. Essa funcionalidade já está disponível em Portugal. Como é que isso se faz? Carregando no link “mudar imagem de fundo”, que surge no canto inferior esquerdo da página, podendo depois ir buscar a imagem a quatro locais diferentes: ao seu computador, a álbuns web do Picasa, à galeria pública ou às “escolhas do editor”, pré-definidas. Esta novidade só é válida para quem tenha uma conta Google.

Após a operação de ontem, a Google foi acusada de imitar o Bing (o motor de busca da rival Microsoft, lançado no Verão passado), que propõe uma foto diferente todos os dias na sua página de arranque.

Numa mensagem em tom irónico publicada na sua conta de Twitter, a Microsoft Europa escreveu: “Perdemos uma imagem de fundo de ecrã. Se a encontrarem, por favor reenviem-na para o Bing.com”.

Sara Fazendeiro nº22250
(Fonte: Público)

Sem comentários: