domingo, 13 de junho de 2010

Angola Profunda...

Para aqueles (ignorantes) que pensam que Angola é um país que só existe guerra e crianças super magras com barrigas enormes e ranho seco no nariz…ou para aqueles que de repente começaram a ter súbito interesse por este país porque só vêem cifrões a frente dos olhos…quero dizer que Angola não é só isto, vou contar-vos um pouco da história deste país, prometo não me alongar nem tornar o texto enfadonho.
História Pré -Colonial
Nos primeiros quinhetos anos da era actual, os povos Bantu da africa central, que já dominara a siderurgia do ferro,inciaram uma série de migrações para leste e para sul, a que se chamou a expanção Bantu.Um desses povos veio-se aproximando do rio congo,acabando de atravessá-lo no século XIII e instalar-se no noreste de Angola. Outros povos vindo de outras regiões começaram a fixar-se em Angola.
No século XVI os Portugueses instalaram-se na região, sob o comando de DIOGO CÃO,chegam ao Zaire em 1484 e fundam a São Paulo da Assunção, a actual cidade de Luanda.
Até finais do século XVIII, Angola funcionava como um reservatório de escravos para as antigas colónias.Em 1956 é publicado o primeiro manivesto do Movimento público de Libertação de Angola, juntamente com outros grupos desencadearam uma luta arma contra o colonialismo Português em 1960.Na sequência do derrube da ditadura em Portugal(25 de Abril 1974), abriram-se perspectivas imediatas da independência de Angola.Mas a independência de Angola não foi um inicio de paz, mas sim de uma guerra aberta.Muito antes da independência em 11 de Setembro de 1975 ja os 3 grupos naciolanistas tinham combatido o colonialismo português,lutavam entre si pelo controlo do país em particular a cidade de Luanda. Só teve fim em 2002 com a morte do presidente da Unita(jonas Savimbe).


Um novo Recomeço

Angola vive hoje novos tempos,e com paz e reconcialiação nacional abrem-se novas oportunidades, e novos desafios e consequentemente oportunidade de novos projectos.

É um país de belezas ímpares que convida os turistas nacionais e estrangeiros e visita-lo. Uma vez que se tem tornado palco de investimentos estrangeiro nas aréas da construção civil,nos transporte,na comunicação e na infra- estruturas hoteleiras e turísticas em várias de serviço.
Angola é um país eminentimente rico em recursos minerais, e com um forte crescimento económico, e não só de meninos magrissimos com ranho seco no nariz, é claro que existe fome, e violência como qualquer país do 3º mundo,mas é sem sobra de dúvidas um país maravilhoso.

Se ainda assim não o convenci a visitar o país, talvez estas imagens o façam!


Ema Gaspar

Sem comentários: