sexta-feira, 11 de junho de 2010

FAQ´s Mestrado de Marketing

Olá a todos,

Reparei que ultimamente muitas dúvidas se levantaram sobre o mestrado em Marketing aqui na UBI. Uns por ser só meio ano, outros por não haver "tese", outros por o mestrado ser "só de 90 créditos" acabando nos que diziam que afinal quem tirasse Mestrado de Marketing na UBI não ficaria com o grau de Mestre...Passa palavra muito positivo como podem ver...
Ora aqui vão alguns esclarecimentos:

De acordo com o decreto lei 74/2006 artigo 18, revisto no decreto lei 107/2008 de 25 de Junho "...O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre tem 90 a 120 créditos e uma duração normal compreendida entre três e quatro semestres curriculares de trabalho dos alunos..." No nosso caso tratou-se simplesmente de Benchmarketing, não prejudicando em nada o aluno, e atribuindo-lhe o grau de Mestre igual ao de qualquer outra universidade.

Passamos para a chamada "Tese"...ora bem, antes demais em nenhum mestrado se elabora uma tese mas sim uma dissertação, de acordo com a legislação em vigor e respeitando disposições internacionais, entende-se, para uniformização da terminologia científica, que um trabalho de investigação para obtenção do grau de Mestre se designa por dissertação, e a um trabalho para obtenção do grau de Doutor reserva-se a designação de tese.

De acordo com o Decreto-Lei nº 216/92 de 13 de Outubro, que regulamenta as atribuições dos graus de mestre e de doutor, "O grau de mestre comprova nível aprofundado de conhecimentos numa área científica específica e capacidade para a prática da investigação."; "O grau de doutor comprova a realização de uma atribuição inovadora e original para o progresso do conhecimento, um alto nível cultural numa determinada área do conhecimento e a aptidão para realizar trabalho científico independente."

As diferenças são, pois, de natureza formal e de conteúdo: espera-se de uma dissertação de mestrado que seja um trabalho mais breve do que uma tese de doutoramento. Esta exige uma maior profundidade da investigação, devendo o redactor conhecer toda a bibliografia disponível sobre o assunto tratado, ser capaz de a aplicar e de introduzir novos elementos no campo científico inquirido.

As provas públicas de uma tese de doutoramento são naturalmente mais exigentes, obrigando o candidato a provar oralmente que é capaz de dissertar sobre todas as questões relacionadas com a matéria que escolheu para a sua tese. Como o objectivo principal de uma tese de doutoramento é o de formar um especialista num determinado assunto, o candidato deve assumir desde logo que a necessidade de actualização é muito maior num programa de doutoramento do que num de mestrado. Neste caso, a dissertação sobre um assunto pode deixar em aberto a investigação que se fez sobre ele, o que pode conduzir a um programa de doutoramento, em muitos casos. No caso do doutoramento, a investigação deve tão completa quanto possível e ao júri não devem restar dúvidas sobre o elevado grau de especialização alcançado pelo candidato.

Artigo na íntegra aqui.

Ainda sobre a dissertação A dissertação consiste na explanação ou discussão de conceitos ou ideias. Ela pode ser expositiva ou argumentativa.

Na dissertação expositiva, o autor apresenta uma ideia, uma doutrina e expõe o que ele ou outros pensam sobre o tema ou assunto. Geralmente faz a amplificação da ideia central, demonstrando sua natureza, antecedentes, causas próximas ou remotas, consequências ou exemplos.
Na dissertação argumentativa, o autor quer provar a veracidade ou falsidade de ideias; pretende convencer o leitor ou ouvinte, dirige-se à sua inteligência através de argumentos, de provas evidentes, de testemunhas.

Em suma o mestrado de Marketing da Universidade da Beira Interior contempla, como não podia deixar de ser, todos os estatutos legais e o grau de mestre que atribui é não menos autêntico, válido ou precioso como o de 120 créditos.

Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas, no caso de persistência contactem o professor mais próximo.

Boas férias/tempo de desemprego
Abraços e kisses

Pedro Azevedo Dinis

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