Gillette e Gatorade perdem com escândalo de Tiger Woods
Um dos maiores jogadores de golfe de todos os tempos e um dos atletas mais bem pagos da actualidade acaba de passar por um belo "perrengue" na vida pessoal. Eleito pela Business Week a personalidade dos desportos mais influente de 2008, Tiger Woods se envolveu em um acidente de carro que culminou em uma grande exposição de problemas em sua vida conjugal. Em meio a um turbilhão de boatos e denúncias de que o jogador teria dezenas de amantes, Woods anunciou um afastamento temporário do desportos que o consagrou.
Vendo a imagem de seu garoto propaganda ser denegrida, Accenture, Tag Hauer, Gatorade (Pepsi), American Express e Gillette cancelaram ou limitaram seus contratos de patrocínio ao atleta.
Esse é o risco de ter uma celebridade como representante de sua marca, que sempre falamos por aqui. Por sorte, nenhum desses produtos têm uma relação directa com os fatos ocorridos, mas nunca se sabe o impacto de imagem que isso pode trazer para os anunciantes e isso impactou directamente o preço de suas acções no mercado... a Reuters estimou que os accionistas das empresas patrocinadoras podem ter perdido até 8,3 bilhões de Euros com essa brincadeira.
Entre essas marcas destaco o duplo "azar" pelo qual passaram a Gillette (que também sofreu com o incidente do Thierry Henry) e a Gatorade (que tinha acabado de penar com mudanças de embalagens). Que zica, hein?
Por outro lado, a Nike foi a única empresa que decidiu manter o patrocínio. Talvez seja um aposta no retorno do atleta, talvez seja uma demonstração de ajuda, talvez seja uma crença de que isso pode reverter positivamente ou talvez seja simplesmente uma consequência das cláusulas do contrato (custo de cancelar).
Nome:Valter Ricardo Miranda Oliveira Nº24644
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Tiger Woods
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário