4,6 milhões de portugueses compram livros
O Dia Mundial do Livro comemorou-se no passado dia 23 de Abril e as Feiras do Livro de Lisboa e Porto preparam a abertura das suas portas, pretextos para conhecer melhor os leitores portugueses com base nos resultados do estudo Target Group Index (TGI) daMarktest.


Analisando este indicador de acordo com as idades dos indivíduos, as maiores taxas de compra observam-se entre os indivíduos dos 35 aos 44 anos (74.1% comprou livros no último ano), enquanto por região são os residentes na Grande Lisboa que registam o maior valor (76.5%).
As maiores diferenças são contudo observadas entre as classes sociais, com os valores a oscilar entre os 58.8% de compradores da classe média baixa e baixa e os 88.7% de compradores da classe alta e média alta.

Entre os compradores de livros, o TGI indica ainda que 31.8% destes lê entre 1 e 2 livros por ano, 31.8% entre 3 e 5 livros e 28.4% lê 6 ou mais livros por ano, contrariamente a 7.7% dos inquiridos que afirma que, apesar de ter adquirido livros, não leu nenhum nos últimos 12 meses.
O TGI é um estudo de referência mundial, realizado pela primeira vez na Grã Bretanha há quase 40 anos (desde 1969), e hoje presente em cerca de 60 países do Mundo. Em Portugal, o TGI foi implementado pela Marktest, apresentando informação para 3000 marcas, agrupadas em 240 categorias de produtos representativos de 17 sectores de actividade, que permitem conhecer em detalhe o consumidor português.
Joaquim Reis
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