Analisando este indicador de acordo com as idades dos indivíduos, as maiores taxas de compra observam-se entre os indivíduos dos 35 aos 44 anos (74.1% comprou livros no último ano), enquanto por região são os residentes na Grande Lisboa que registam o maior valor (76.5%). As maiores diferenças são contudo observadas entre as classes sociais, com os valores a oscilar entre os 58.8% de compradores da classe média baixa e baixa e os 88.7% de compradores da classe alta e média alta. Entre os compradores de livros, o TGI indica ainda que 31.8% destes lê entre 1 e 2 livros por ano, 31.8% entre 3 e 5 livros e 28.4% lê 6 ou mais livros por ano, contrariamente a 7.7% dos inquiridos que afirma que, apesar de ter adquirido livros, não leu nenhum nos últimos 12 meses. O TGI é um estudo de referência mundial, realizado pela primeira vez na Grã Bretanha há quase 40 anos (desde 1969), e hoje presente em cerca de 60 países do Mundo. Em Portugal, o TGI foi implementado pela Marktest, apresentando informação para 3000 marcas, agrupadas em 240 categorias de produtos representativos de 17 sectores de actividade, que permitem conhecer em detalhe o consumidor português. Joaquim Reis 254774,6 milhões de portugueses compram livros
O Dia Mundial do Livro comemorou-se no passado dia 23 de Abril e as Feiras do Livro de Lisboa e Porto preparam a abertura das suas portas, pretextos para conhecer melhor os leitores portugueses com base nos resultados do estudo Target Group Index (TGI) daMarktest.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Comportamento do consumidor , Grupo Marktest, 27 Abril 2010
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